EllaLink liga Europa com América do Sul

Mobilidade

A Presidência portuguesa da União Europeia inaugurou em Sines, o cabo óptico submarino ‘EllaLink’ que conecta Sines a Fortaleza.

O ‘EllaLink‘ é a primeira conexão direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul.

Foi considerado pela Presidência portuguesa da União Europeia “uma infraestrutura essencial para a interconexão digital e transmissão de dados entre os dois continentes”.

O projeto de construção do cabo de transmissão de dados submarinos foi aprovado em 2019 e traz uma capacidade de 25 Tb de transmissão de dados e conexão a 6 data centers.

A inauguração ocorreu em formato híbrido (presencial e ‘online’) do Sines, onde o cabo estará ancorado, com conexão com Fortaleza (Brasil).

Representando um investimento de €150 milhões, a EllaLink está procurando abrir um “corredor” para a transmissão de dados entre a Europa e a América Latina.

E, para além de ser a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre os dois continentes, o sistema inclui também várias rotas terrestres que ligam data centers estratégicos em Lisboa, Madrid, Marselha, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, em parceria com a Equinix e a Interxion.

Read also :