Inaugurado primeiro centro de excelência MCTI em tecnologia 4.0

InovaçãoInvestigação

O centro é pioneiro no Brasil no conceito “hélice quíntupla”, que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas e robótica.

O Governo Federal realiza inaugurou o primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0, em Sorocaba (SP).

Trata.-se de uma iniciativa da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 será pioneiro no Brasil no conceito “hélice quíntupla”, que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas (IoT) e robótica.

O centro, criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, numa parceria entre o MCTI, o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba.

A metodologia será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

A expectativa com o novo centro é a criação de novos postos de trabalhos, com capacitação de colaboradores em tecnologias 4.0, inovação, e a conexão da tecnologia aplicada nas indústrias e na fabricação de produtos, além de melhorias nas produtividades das mesmas, com maior eficiência e redução de custos, tornando-as mais competitivas.