Portal gov.br está crescendo

ProjetosSetor Público

A rede federal reúne serviços públicos de forma digital e integra já 42 municípios, 12 estados e o Distrito Federal.

Salvador se une a outras seis capitais, 12 estados, 42 municípios e Distrito Federal na rede gov.br, que oferece serviços e informações públicas em um só espaço.

“Salvador passa a utilizar plataformas, tecnologia, métodos e a experiência do Governo Federal na transformação digital. É essencial, porque o governo do futuro é um governo integrado, onde o cidadão encontra estados, municípios e o Governo Federal prestando serviço de forma simples e fácil pelo mundo digital”, ressaltou o secretário de Governo Digital, do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

A iniciativa tem como objetivo acelerar a digitalização com foco no usuário dos serviços públicos.

Ao aderirem ao gov.br, estados e municípios assumem o compromisso de seguir as diretrizes do Governo Federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e a simplificação do atendimento prestado aos cidadãos.

Atualmente, quase 70% dos 4,3 mil serviços do Governo Federal estão disponíveis no formato digital. A meta definida na Estratégia de Governo Digital é chegar aos 100% até o fim de 2022.

Segundo o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, a cada serviço digitalizado, o custo para o Estado é reduzido em 97%, em média, em relação à forma presencial.

A Estratégia de Governo Digital 2020-2022 prevê a integração de dados e serviços da União, estados, Distrito Federal e municípios.

E desse modo facilita ainda mais o acesso do cidadão a serviços públicos de forma ágil e menos burocrática.

As 13 Unidades da Federação que já participam da rede são: Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Também já aderiram as seguintes capitais: João Pessoa, Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Porto Alegre e Teresina, além de Salvador.

Read also :