Conceitos e oportunidades de segurança em nuvem no setor de manufatura

Cloud

As instalações conectadas da industria também representam um alvo frequente de sabotagem, roubo de segredos comerciais e sequestro de dados.

O setor de manufatura está cada vez mais na vanguarda da adoção de tecnologias, à medida que os proprietários de fábricas buscam incorporar o poder da nuvem e da Indústria 4.0 na otimização dos processos e no aumento da produtividade em suas unidades.

No entanto, as instalações conectadas também representam um alvo frequente de sabotagem, roubo de segredos comerciais e sequestro de dados.

O setor foi o terceiro mais alvejado em ataques de sequestro de dados (ransomware) no ano passado em todo o mundo.

Um estudo da Trend Micro pode ajudar a explicar melhor equívocos e inconsistências que podem atuar como obstáculos para a segurança.

A pesquisa foi realizada com os tomadores de decisão da área de TI nas empresas de manufatura, a grande maioria (86%) disse que a pandemia acelerou “um pouco” ou “consideravelmente” a adoção da nuvem em suas organizações.

Diz a Trend Micro que a transformação digital oferece benefícios comprovados ao gerar maior agilidade e eficiência de TI e certamente ajudou muitas organizações a consolidar a migração para o trabalho remoto.

Na maioria dos casos (58%), os entrevistados afirmaram que a adoção da nuvem até aumentou o foco da organização nas melhores práticas de segurança.

Na verdade, a impressão geral foi a de que os líderes de TI se sentem no controle da proteção do ambiente de trabalho remoto (85%) e confiantes da própria capacidade de proteger o local de trabalho híbrido futuro (81%).

Diz ainda o estudo que a maioria disse que o orçamento de segurança corresponde à ambição de nuvem deles, e 70% afirmaram confiar na própria capacidade de manter a visibilidade sobre os dados confidenciais enquanto eles são transmitidos pelos sistemas remotos e de trabalho.

Read also :