Maratona de programação premeia projetos com foco em serviços públicos

Inovação

Governo busca soluções inovadoras para agilizar transformação digital.

O Ministério da Economia, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), anunciou a realização da maratona de programação Hackaton Rede +Brasil, segundo avança a agência Brasil.

O evento busca colaboradores que criem soluções tecnológicas voltadas para a digitalização de serviços públicos que mudem a forma como o governo presta serviços ao cidadão.

O evento, que ocorrerá entre 8 e 15 de setembro, premiará equipes de 3 a 5 participantes, formadas por programadores a partir de 18 anos, que apresentarem projetos dentro de seis temáticas: transparência, transferência de recursos, simplificação de processos, confiabilidade de dados, combate à corrupção e eficiência no setor público.

Dentre os requisitos, os projetos deverão melhorar a integração e comunicação de sistemas já existentes na plataforma +Brasil e permitir que sistemas municipais se comuniquem com sistemas federais – um dos grandes desafios do projeto de digitalização do governo federal.

“O objetivo deve ser proporcionar maior transparência, aumento dos mecanismos de participação e controle social e melhoria da qualidade dos serviços públicos”, informa a nota do Ministério da Economia.

As inscrições começam em 23 de agosto e vão até 5 de setembro, no site do evento.

Equipes participantes contarão com a mentoria de integrantes do governo federal especializados em desenvolvimento de sistemas e programação em software livre.

Read also :