152 milhões de brasileiros com Internet

Mobilidade

Pela primeira vez, foi identificada uma proporção maior de domicílios com acesso à rede do que de usuários individuais.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), há no Brasil 152 milhões de usuários de internet.

O valor corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais e surge indicado na pesquisa TIC Domicílios 2020 (Edição COVID-19 – Metodologia Adaptada).

Tendo em conta os valores apresentados, é possível perceber que, pela primeira vez, foi identificada uma proporção maior de domicílios com acesso à rede (83%) do que de usuários individuais.

O estudo revela ainda que existe um aumento de 7 e 12 pontos percentuais, respectivamente, em relação à edição anterior.

Foi ainda possível perceber que, durante a pandemia, a internet foi mais demandada em razão da migração de atividades essenciais para o ambiente digital.

Nesse altura, o principal tipo de conexão domiciliar foi a banda larga fixa (escolhida por 68% dos usuários), com um aumento das conexões por cabo ou fibra óptica.

O estudo aponta ainda que o aumento da proporção de usuários de internet foi maior entre moradores de áreas rurais (de 53% para 70%), mas também entre os cidadãos com 60 anos ou mais (de 34% para 50%), entre mulheres (de 73% para 85%) e nas classes D/E (de 57% para 67%).

 

Read also :