Microsoft viabiliza jornada de transformação digital do Baptista Luz Advogados

Big DataData Storage

Com uma média mensal de 250 clientes e 500 contratos, o escritório de advocacia recorreu às soluções Power BI e Power Query para otimizar processos e gestão de dados.

A inovação é uma pauta recorrente em muitas empresas que querem se diferenciar no mercado, incluindo aquelas que fazem parte de ramos notadamente tradicionais, como o Direito.

É o caso do Baptista Luz Advogados, escritório full-service em Direito Empresarial, que recorreu às soluções da Microsoft para otimizar e automatizar os seus processos internos e melhorar a gestão dos dados.

Desde sua fundação, há 17 anos, o escritório vem agregando valores e expandindo seu alcance.

Hoje, além da matriz em São Paulo, há outras três filiais em Londrina/PR, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS que, juntas, possuem cerca de 170 profissionais com uma média mensal de 250 clientes e 500 contratos ativos.

Paralelo ao trabalho jurídico, há também uma intensa produção de conteúdo que gera embasamento e conhecimento tanto para a equipe de colaboradores quanto para os clientes.

São produzidos pela empresa diversos formatos de conteúdo como artigos, guias, manuais, dossiês, textos, materiais audiovisuais e templates para startups.

Para dar suporte às diversas atividades que estão em curso, o escritório adotou o Power BI, plataforma de análise de dados, para automatizar a geração de relatórios – antes realizada manualmente.

Isso gerou economia de tempo – uma vez que processos que antes demoravam meses para serem concluídos, passaram a levar apenas alguns dias – e uma conexão única com o banco de dados, além de possibilitar que as informações captadas passassem a acompanhar a performance dos profissionais, auxiliando na tomada de decisões, seja no momento de contratação, abertura de áreas, promoção, entre outros.

Outra inovação foi a melhoria do fluxo de informação interno e externo com a adoção de plataformas de comunicação a partir do Microsoft 365, como o Microsoft Teams o SharePoint, e de ferramentas como o PowerBI e Power Automate.

Com isso o uso integrado de todas essas soluções, “facilita-se o fluxo e visualização de dados administrativos e executivos, aprimora-se a interação, a colaboração e o compartilhamento entre os times e os clientes durante a pandemia”.

Além disso, por meio da tecnologia do Power Query, mecanismo de preparação e transformação de dados, a conexão com o PDF tradicional, pastas, aplicativos e arquivos “possibilitou uma celeridade nos procedimentos internos e, também, na exatidão dos resultados de cada profissional”.

Segundo Pedro Pavan, Líder do Business Intelligence e Especialista em Finanças e Controladoria do Baptista Luz Advogados, o resultado, a partir da adoção das soluções, pôde ser visto em poucos dias.: “O passo inicial foi suprir a necessidade de fazer uma performance por advogado, área, projeto e cliente. Com essa riqueza de dados em uma única plataforma, nos conectamos ao banco de dados e começamos a automatizar tudo. Então, houve uma revolução no nosso modo de trabalho”, comenta.

Read also :