Brasil tem recorde de empresas abertas no segundo quadrimestre do ano

Gestão

Mapa de Empresas aponta que 1,4 milhão de novos negócios foram iniciados de maio a agosto de 2021; tempo médio para criar empreendimento foi reduzido.

O novo Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia revela que o Brasil obteve mais uma vez recorde no número de empresas abertas em um quadrimestre, alcançando a marca de 1,4 milhão de novos negócios.

O saldo positivo de empresas a mais em funcionamento no país de maio a agosto de 2021 chegou a 936.229. O total de empresas ativas no Brasil é de 18.440.986.

De acordo com o boletim, esse último quadrimestre segue a tendência já observada nos períodos anteriores, em que o número de empresas abertas ultrapassou a marca de 1 milhão.

O Mapa de Empresas aponta ainda que a região Norte é um dos destaques na abertura de empresas no país no período de maio a agosto, com quatro estados entre os cinco primeiros no ranking .

O Acre foi o estado que apresentou o maior crescimento percentual no período, seguido dos estados do Amapá, Rondônia, Alagoas e Roraima. 

Vale destacar que nesses cinco estados o empreendedor já conta com a assinatura eletrônica do GOV.BR para facilitar a abertura do seu negócio, o que torna o processo mais simples e ágil.

Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, as ações de transformação digital de serviços públicos promovidas pelo Governo Federal têm papel fundamental para a melhoria do ambiente de negócios no país.

O secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, reforça que a Estratégia de Governo Digital 2020-2022 definiu como meta diminuir para 1 dia o tempo médio de abertura de empresas no Brasil.

Ele ressalta que o GOV.BR tem sido fundamental na busca por essa redução: “O GOV.BR é uma plataforma compartilhada que resolve problemas comuns a toda Administração Pública. A plataforma oferece ferramentas e mecanismos para que se criem as condições para a oferta de serviços públicos digitais com qualidade e agilidade, melhorando o ambiente de negócios no país e incentivando o empreendedorismo”, afirma.

Read also :