Dia Internacional da Saúde Mental: iniciativas Siemens para cuidar da saúde

Escritório

Tecnologia foi usada a favor de uma comunicação abrangente e multicanal, com foco no bem-estar emocional.

Com cerca de 2.000 colaboradores, distribuídos entre São Paulo, Jundiaí, Campinas, Curitiba e Belo Horizonte, a Siemens se destacou durante o período da pandemia com iniciativas que colocaram o ser humano no centro de suas decisões.

Os esforços foram recompensados e a marca foi eleita a empresa com a Mais Incrível Atuação na Pandemia, além de fazer parte do ranking de Lugares Incríveis para Trabalhar, – e conta com um comitê multidisciplinar para a implementação de ações human-forward.

Durante os últimos meses, a estratégia envolveu comprometimento da liderança, comunicação eficaz e um rigoroso protocolo de cuidados.

A começar pelo aplicativo Einstein Conecta, que facilitou o atendimento oferecido em formato de Telemedicina. O serviço à distância é disponibilizado 24 horas por dia e 7 dias da semana com profissionais do Hospital Albert Einstein.

Outra facilidade tecnológica chegou com o aplicativo Oriente-me, em parceria com a Bradesco Seguros, para que os colaboradores tenham atendimento psicológico por vídeo chamada semanalmente, ou por mensagens de texto e áudio duas vezes ao dia, com profissionais da área.

Essa iniciativa deu ao colaborador o acolhimento psicológico necessário para temas gerais da vida, desde a Covid-19, o trabalho, até a família e outras preocupações.

Seguindo no acolhimento, o Mente em Foco proporciona encontros semanais com psicólogos para abordarem assuntos como benefícios da psicoterapia, saúde mental em tempos de crise, ansiedade e estresse familiar.

Na versão Mente em Foco para Líderes, o treinamento se dirigiu às lideranças com destaque para a saúde mental, com turmas que incluiriam CEO e coordenadores.

A Siemens também ajudou a cuidar da saúde física dos colaboradores, proporcionando Ginástica Laboral virtual com um bate-papo sobre saúde.

A companhia manteve a iniciativa para proporcionar nas fábricas (com distanciamento) e locais remotos de trabalho o mesmo ambiente que os colaboradores tinham antes da pandemia.

Dicas semanais sobre Orientação Nutricional também chegaram para cultivar bons hábitos durante o formato de trabalho remoto.

Como uma iniciativa da área de Comunicação, a newsletter eletrônica SemSurto cheia de bom humor e leveza, foi criada para aliviar o estresse gerado pela pandemia. Dividida em quatro pilares, aborda os temas SOS Homeoffice, com dicas profissionais, de organização, uso de tecnologias e relacionamento com a família; Cuidado com a Saúde, com recomendações de prevenção em relação ao novo coronavírus, exercícios e saúde; Fique esperto com a segurança, que é voltado à atenção em relação às informações recebidas e fake news e O que fazer em momentos de isolamento, com dicas de cursos online, filmes, séries, e conteúdos diversos voltados aos momentos de lazer.

Read also :