gov.br é o vencedor do Prêmio iBest no júri popular

ProjetosSetor Público

Plataforma do Governo Federal saltou de 1,8 milhão de usuários em janeiro de 2019 para 115 milhões atualmente.

O gov.br conquistou o 1º lugar no Prêmio iBest no júri popular. A plataforma de serviços e relacionamento do governo brasileiro com o cidadão é a vencedora deste ano na categoria ‘Governo’, pelo júri popular. O PIX, do Banco Central, venceu o prêmio iBest, na categoria ‘Governo’, no júri Academia.

Com 115 milhões de usuários cadastrados, o gov.br “é um fenômeno no crescimento de público, já que o número de usuários era de 1,8 milhão em janeiro de 2019”. Atualmente, ingressam na plataforma “100 mil novos usuários por dia”.

“O gov.br venceu no voto da população e esta é a melhor das vitórias para nós! É a prova de que estamos no caminho certo ao oferecer milhares de serviços gratuitos e mais fáceis de acessar hoje do que era ao chegarmos ao governo”,  diz o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

A plataforma reúne 4,8 mil serviços públicos de todos os órgãos do Governo Federal. Ao todo, 72% dos serviços estão totalmente digitalizados.

Foi criada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com colaboração da Dataprev.

Por intermédio do gov.br, já é possível realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), usar as carteiras digitais de trabalho e de trânsito e solicitar Abono Salarial e Seguro Desemprego, entre tantos outros serviços de impacto massivo entre a população.

Para André Costa, secretário especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, “levar informação verdadeira ao povo brasileiro é uma das principais missões da Secom e o gov.br é fundamental para que essa missão seja cumprida. O gov.br facilita a vida do cidadão porque é simples e possibilita que as informações possam ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, basta ter uma conexão à internet”.

Assim sendo, “em um único local, os 115 milhões de usuários cadastrados podem tomar conhecimento de notícias relacionadas a serviços, políticas públicas, concursos, licitações e muitas outras atividades desenvolvidas pelo Governo Federal. É a transformação digital chegando à população brasileira”, disse ainda.

Read also :