IBM traz ao mercado processador quântico de 127 qubits

CloudServidores

O processador Eagle marca um ponto em que os circuitos quânticos não podem ser simulados de maneira confiável e exata num computador clássico.

A IBM realizou o Quantum Summit 2021, seu evento anual onde aproveitou para apresentar o Eagle, novo processador quântico de 127 qubits (bits quânticos).

Diz a IBM que o processador Eagle marca “um ponto em que os circuitos quânticos não podem ser simulados de maneira confiável e exata num computador clássico”.

A IBM recentemente apresentou os roadmaps para seu projeto de computação quântica, incluindo uma jornada para escalar o hardware quântico a fim de permitir que os circuitos quânticos complexos alcancem a Vantagem Quântica.

O Eagle é o primeiro processador quântico IBM desenvolvido e implementado para conter mais de 100 qubits operacionais e conectados.

Surge no mercado depois do processador Hummingbird de 65 qubit, lançado pela IBM em 2020, e também do processador Falcon de 27 qubit, anunciado em 2019.

As novas técnicas usadas em Eagle colocam a fiação de controle em vários níveis físicos dentro do processador enquanto mantém os qubits em uma única camada.

Read also :