Mais qualidade nos serviços para os cidadãos de São Paulo

Cloud

A Prodesp firmou um acordo com a Oracle, para agilizar processos de contratação dos serviços em TI.

Atualmente diversos serviços têm melhorado o dia a dia dos cidadãos no Estado de São Paulo, desde a simplicidade de se abrir uma empresa, até a desburocratização de processos sem o uso de papel pelos órgãos públicos.

Esses e muitos outros programas são possíveis a partir de acordos operacionais feitos pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo do Estado, com as principais empresas de tecnologia do mercado, incluindo a Oracle.

O acordo operacional, além de proporcionar a redução de custos na compra em escala, “agiliza a aquisição de tecnologia extremamente necessária para que órgãos públicos e empresas de São Paulo continuem aprimorando seus processes internos, bem como os serviços prestados à população”.

O contrato firmado em 2020 com a Oracle contempla a prestação de serviços em Nuvem e on premises “possibilitando uma economia de R$ 39 milhões no período de 12 meses” e o uso de soluções “inovadoras a fim de acelerar ainda mais a transformação digital do governo”.

Além da redução dos custos com TI, a união entre Prodesp e Oracle, existente há mais de 15 anos, conta com programas “que tem beneficiado os funcionários do Estado de São Paulo e, principalmente, milhões de pessoas usuárias de sistemas” como SP Sem Papel, Sistema de Saúde S4SP, Balcão Único e Poupatempo.

O Programa Sem Papel renovou a forma de produzir e gerir documentos com mais agilidade, gerando economia e transparência para a administração pública por meio da digitalização. Mais de 14 milhões de documentos já foram digitalizados até março deste ano, “facilitando os processos e trâmite interno gerando um grande benefício”. O programa usa o Oracle Exadata Cloud@Customer.

Já no caso do Sistema de Saúde S4SP, com o Banco de Dados e Middleware da Oracle, a PRODESP em conjunto com a Fundação Zerbini do Instituto do Coração (Incor) criou o sistema de S4SP que padroniza e centraliza os dados da rede pública de saúde; até o momento, mais de 14 milhões de atendimento foram realizados pelo sistema.

Finalmente, o Balcão Único, usando um sistema 100% online, os cidadãos do Estado de São Paulo passaram a contar com mais um serviço digital, no começo de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou o Balcão Único, para abertura de empresas sem burocracia. O sistema é apoiado pela tecnologia Oracle RightNow da Oracle.

Read also :