75% das empresas brasileiras já apostam em APIs nos processos internos

O estudo, em que participaram 145 empresas, mostrou o impacto das aplicações em negócios digitais de empresas de diferentes segmentos em que 75% enxergam as APIs como uma maneira de integrar e agilizar processos internos. 70% usam as mesmas para expandir sua proposta de valor, 55% usam para criar um ecossistema de parceiros50% para fomentar a inovação. No entanto, apenas 65% dessas organizações usam APIs para entregar boas experiências, de forma ágil, aos clientes internos e externos, por meio de aplicações.

publicidade

Outra conclusão é que 30% das grandes empresas não precisam fazer nenhum esforço para fomentar o consumo das APIs, e nas médias, o número sobe para 45%. No universo das grandes, 51% têm Dev Portal, um portal que fornece aos desenvolvedores dados das empresas, sem precisar fazer esforço de comunicação, e 15% fazem Hackathons e workshops para fomentar o uso e comunicar a falta de maturidade nos programas de parceiros ou em uso interno.

Realizada em parceria com o IDG Network Brasileiros, a pesquisa aponta que o uso de APIs em empresas grandes e médias têm crescido muito, 50% adotaram a tecnologia há, pelo menos, dois anos. E, o levantamento mostra que 80% dessas empresas aumentaram a quantidade de APIs em produção do ano passado até agora.

No segmento de grandes e médias, 87% possuem de 1 a 20 aplicações consumindo APIs, o que segundo é uma prova de que a estratégia de parceiros conectados é limitada aos mais próximos. O estudo também destaca que o desenvolvimento de aplicações ainda leva um tempo, e apenas 10% dessas empresas conseguem lançar uma API em poucos dias.

publicidade

A segurança é um fator mais relevante para as grandes e médias empresas. Assim, 85% consideram a questão essencial para as suas estratégias de APIs, seguido da escalabilidade das integrações (57%).

Para as grandes empresas há outros três fatores importantes: governança (43%), monitoração (50%) e insights para os negócios (42%). Entre as médias, esses itens também são importantes, mas em menor patamar. A governança e monitoração representam 26%, cada, enquanto os insights para os negócios, 22%.

“O estudo evidencia que a adoção das APIs pelas empresas brasileiras está bem dividida. Embora usem para acelerar suas estratégias de transformação digital, isso é feito por meio de integrações, parceiros, para conectar empresas de fora, e por meio de APIs abertas, que as empresas usam quando pretendem se posicionar como plataforma”, explica Kleber Bacili, CEO da Sensedia.

A pesquisa completa pode ser baixada aqui.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar