Ansiosos pela chegada do 5G, brasileiros nem sabem o que é essa tecnologia

Laura Alvarenga

27 de maio de 2022

Os consumidores brasileiros estão ansiosos pela chegada da tecnologia 5G. No entanto, um estudo inusitado da IDC Latin America mostra que 36% não conhecem bem como essa conexão funciona. 

publicidade
Ansiosos pela chegada do 5G, brasileiros não conhecem essa tecnologia

Ansiosos pela chegada do 5G, brasileiros não conhecem essa tecnologia. (Imagem: Pixabay)

Por outro lado, 95% dos brasileiros alegam ter algum conhecimento, ainda que mínimo, sobre a tecnologia 5G. O resultado coloca o Brasil bem à frente da média obtida ao analisar os demais países da região, que compõem 75% e demonstram a relevância do assunto no Brasil ultimamente. 

Os dados fazem parte da LATAM Consumer Future of Connectedness Survey. O estudo entrevistou mais de três mil pessoas por toda a América Latina – sendo que deste total, 723 são brasileiros. O propósito é compreender as expectativas dos consumidores em meio à chegada da conexão 5G ao país. 

Na oportunidade, o gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil, Luciano Saboia, disse que existe uma nítida percepção do público acerca do impacto que a nova tecnologia é capaz de causar na forma como consumimos internet. “Apesar de apenas 36% dos brasileiros dizerem que conhecem bem o 5G, 84% acreditam que ele irá transformar totalmente a maneira como consumimos dados”, avalia.

publicidade

Potencial da conexão 5G no Brasil 

No que compete ao potencial impacto de transformação que a tecnologia pode ter na vida das pessoas, as atividades relacionadas ao entretenimento se destacam nas expectativas do público.

Para 82% dos brasileiros, o 5G deve transformar completamente o consumo de vídeos em streaming, enquanto 74% concordam que a tecnologia terá grande influência no trabalho (mesmo percentual de quem acredita na transformação das compras online). 

Em seguida, 72% acham que o 5G irá melhorar os jogos, e 71% os estudos. Para Luciano Saboia, foi uma surpresa conhecer as preferências de uso do 5G em tantas rotinas diferentes, considerando que 44% dos entrevistados esperam usá-la em aplicações de realidade virtual e aumentada, tecnologias que demandam software e hardware específicos. “Streaming (39%), vídeos em redes sociais (38%) e games (29%) completam a lista”, contou Saboia. 

O analista da IDC Brasil explica ainda que há também uma preocupação dos consumidores sobre a segurança de seus dados pessoais, e esse número se reflete justamente por dois terços dos entrevistados brasileiros (67%) afirmarem já restringir a utilização de determinados aplicativos em razão do tráfego gerado de dados.

“Os incidentes de segurança em smartphones, já impactaram 15% dos brasileiros e 14% dos entrevistados dos outros países da América Latina. Com mais serviços e mais conectividade, a tendência é que esse número aumente”, diz Saboia.

A pesquisa, realizada entre o fim de abril e começo de maio, revela também que atualmente 85% dos consumidores brasileiros que exercem alguma atividade profissional são responsáveis pelos seus próprios planos móveis, apesar de 67% terem aplicativos de trabalho instalados em seus aparelhos pessoais. Apenas 7% dos planos de telefonia são pagos por empregadores e 4% por terceiros.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Laura Alvarenga
Escrito por

Laura Alvarenga

Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.