Apple e Meta estão lutando uma batalha de ideias inovadoras e mercado; a “filosofia” do metaverso

Mariana Souza

27 de julho de 2022

Apple e Meta estariam em uma competição acirrada em relação ao desenvolvimento do metaverso pelo mundo. Ambas as organizações estão modelando o que seria esse novo cenário, uma batalha, inclusive, filosófica.

publicidade

Apple e Meta estão em concorrência ‘filosófica. (Imagem: Freepik)

Rivais e com alta concorrência 

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse aos seus funcionários no começo deste mês que a empresa e a Apple estão prontas para bater de frente na venda de hardware para realidade aumentada e virtual.

Zuckerberg ainda sugeriu que ambas estão em uma “competição filosófica muito profunda” e que as forças estão focadas para determinar “novos rumos para a internet” de uma forma geral.

Essas afirmações foram obtidas pelo The Verge durante a reunião geral interna da Meta

publicidade

Entretanto, mesmo sendo concorrentes de alto nível em relação a vários produtos tecnológicos, Zuckerberg acredita (ou quer acreditar) que há cordialidade entre as empresas:

“Acreditamos haver muito a ser feito na especialização em diferentes empresas e [isso] permitirá a existência de um ecossistema muito maior”. 

Desde que iniciou sua jornada pelo metaverso e até alterou o nome do Facebook para Meta, Zuckerberg quer trazer o conceito de operação conjunta cada vez mais para dentro de suas empresas e enxerga isso como um grande passo na tecnologia, o maior desde a invenção dos celulares. 

A preocupação com isso é grande e a Meta, junto da Epic Games, Microsoft e outras empresas de tecnologia montaram Metaverse Open Standards Group.

O objetivo é ter uma plataforma que os clientes possam acessar mundos 3D imersivos com os bens adquiridos virtualmente. 

A grande questão é que a Apple não faz parte dessa empreitada e Zuckerberg explicou aos funcionários que não acredita que a empresa da maçã esteja tão aberta assim para o metaverso. “Não está realmente claro de antemão se um ecossistema aberto ou fechado será melhor”, diz o empresário.

A Apple sempre foi misteriosa no quesito produto de hardware e como funcionam. Mesmo assim, especulações apontam que logo teremos um fone com imersão total na Realidade Virtual. 

Posicionamento da Meta 

Mesmo concorrendo com uma empresa misteriosa sobre seus lançamentos como a Apple, a Meta continua querendo investir cada vez mais no metaverso

A verdade é que Zuckerberg fica incomodado com a hegemonia da Apple em relação aos celulares – sendo recorde de venda nos Estados Unidos.

São pelos dispositivos que os produtos da Meta podem ser consumidos e isso desagrada o CEO dono do Instagram e do Facebook

E também porque a própria empresa pretende lançar o seu “Oculus” (óculos de realidade virtual) de forma popular, para bater de frente as iniciativas e rumores de lançamento da Apple.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza