Bill Gates prevê futuro tenebroso após a Guerra na Ucrânia

O fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que o aumento da inflação e das taxas de juros nas economias ocidentais, sobretudo após a Guerra na Ucrânia, pode levar o mundo a uma desaceleração econômica “eventualmente”.

publicidade
Foto de Bill Gades
(Imagem: MSC/Münchner Sicherheitskonferenz)

Fareed Zakaria, da CNN americana, perguntou a Gates como a invasão do país pela Rússia e o aumento resultante nos preços de energia e alimentos afetariam as perspectivas econômicas globais.

Ela veio no topo da pandemia, onde os níveis de dívida do governo já eram muito, muito altos e já havia algum tipo de problema na cadeia de suprimentos”, disse Gates em “ Fareed Zakaria GPS ”.

publicidade

O filantropo e bilionário acrescentou que “é provável que acelere os problemas inflacionários” e “forçar um aumento nas taxas de juros que eventualmente resultará em uma desaceleração econômica”.

Então, temo que os russos tenham um argumento bastante forte que me preocupa muito”, disse ele, observando que “quando os países ricos têm esses grandes problemas orçamentários, as necessidades de saúde de lugares como a África são despriorizadas”.

Na semana passada, o Federal Reserve dos EUA elevou sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual para combater a inflação, e espera-se que faça movimentos semelhantes em suas próximas duas reuniões neste verão. Embora o FED diga que espera evitar empurrar a economia para uma recessão, crescem os temores de que isso aconteça, ilustrado pela semana brutal em Wall Street.

Bill Gates: ameaça da pandemia ainda não acabou

Durante a entrevista à CNN Americana, Gates também falou sobre seu novo livro, “How to Prevent the Next Pandemic” (“Como Prevenir a Próxima Pandemia”), em tradução livre, dizendo que o país precisa se preparar melhor para a próxima crise médica global.

publicidade

É difícil enxergar o quão despreparados estávamos para o que, infelizmente, era até um pouco previsível, e espero que este seja o nosso grande alerta para como devemos lidar com terremotos, incêndios e guerras para realmente sermos capazes de responder corretamente”, disse Gates.

O fundador da Microsoft já havia se manifestado anteriormente sobre a falta de preparativos antes da pandemia da Covid-19 e a possibilidade de que o pior dessa pandemia ainda não tenha ocorrido.

Não é provável, não quero ser uma voz de desgraça e melancolia, mas está muito acima de um risco de 5% que nesta pandemia, nem vimos o pior“, disse Gates em entrevista ao Tempos Financeiros .

Desde o início da pandemia, os EUA registraram mais de 81 milhões de infecções por COVID-19 e estão se aproximando do marco de 1 milhão de mortes durante a pandemia, de acordo com o Johns Hopkins Coronavirus Resource Center .

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar