China busca planetas habitáveis “próximos” da Terra e tenta identificar vidas alienígenas

Hugo Cruz

20 de junho de 2022

Um grupo de cientistas chineses propuseram um projeto para pesquisar planetas habitáveis fora do nosso sistema solar, realizando isso através de um telescópio espacial que realizaria a busca em uma distância “curta” do nosso planeta, a cerca de 32 anos-luz da Terra.

publicidade
China propõe busca por planetas habitáveis próximos a Terra

Imagem: Reprodução/Canva Pro

Chineses investigam o espaço

Se realmente o projeto der frutos, será a primeira missão internacional de exploração espacial com objetivo total em procurar planetas habitáveis ao redor das estrelas similares ao Sol, tendo foco naquelas nas proximidades. A possibilidade aumenta e muito a chance de possíveis formas de vida serem encontradas na galáxia.

Muitas possibilidades na busca

Atualmente, o catálogo de exoplanetas da NASA conta com mais de 5.000 mundos conhecidos dentro da Via-Láctea. Destes, quase 4.000 foram descobertos por meio do método de trânsito.

Esta técnica já se provou eficiente, porém lenta.  Nesse projeto, o telescópio poderia identificar exoplanetas de forma rápida por meio da astrometria. Ou seja, os cientistas iriam buscar pequenos movimentos nas estrelas, que acontece graças a influência da gravidade dos planetas em suas órbitas.

publicidade

Caso uma estrela esteja “tremendo” demais em relação as outras de referência, o telescópio CHES (Academia Chinesa de Ciências) vai efetuar marcações para as investigações mais aprofundadas.

Assim, ao estudar a forma como a estrela está se movendo, os cientistas acreditam que podem identificar a massa dos exoplanetas na órbita dela, incluindo até as trajetórias que esses planetas seguem.

A importância do projeto da China para encontrar planetas

A exploração de planetas habitáveis fora do sistema solar é considerada algo fundamental na astronomia. Afinal, ela está associada a perguntas importantes como se o ser humano está sozinho no universo e também de para onde a humanidade poderia ir em caso de colapso da Terra.

Ji Jianghui é o pesquisador chefe da pesquisa do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências e líder do projeto da missão. E segundo ele, mais de 5.000 exoplanetas foram encontrados e confirmados até o momento, incluindo cerca de 50 planetas semelhantes à Terra na zona habitável. Entretanto, a maioria deles ficam a centenas de anos-luz de distância da Terra.

A descoberta dos mundos habitáveis próximos será um grande avanço para a humanidade, e também ajudará os seres humanos a visitá-los e expandir seu espaço vital no futuro“, indicou ele.

Espaço (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

O projeto da organização vai observar em torno de 100 estrelas semelhantes ao Sol a 32 anos-luz da Terra, o que seria uma pesquisa de longo prazo.

Assim, é esperado que sejam descobertos algo em volta de 50 planetas similares ao nosso ou até superiores, as “super-terras” planetas que podem ter até 10 vezes a massa da Terra.

Estes devem estar em zonas habitáveis ao redor de estrelas parecidas com o Sol, principalmente planetas que possuem semelhanças em tamanho, órbita e habitabilidade com à Terra.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.