CO2 da Terra atinge maior nível preocupante da história da humanidade

Dados do Observatório Mauna Loa do Havaí foram divulgados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mostrando os níveis mais altos de CO2 já registrados na história. Isso pode piorar mais ainda o aquecimento global.

publicidade
Observatório do Havaí divulga dados preocupantes sobre o aquecimento global
(Imagem: Pixabay)

O CO2 atmosférico é uma das principais causas das mudanças climáticas, com especialistas alertando que precisamos agir agora para reduzir esses níveis.

Os níveis variam ao longo do ano, sendo a primavera geralmente a mais alta. Isso acontece porque, com o verão chegando ao hemisfério norte, há um aumento no crescimento de plantas que removem CO2 da atmosfera, levando os níveis para baixo.

publicidade

No entanto, os níveis de CO2 aumentaram drasticamente devido às emissões da queima de combustíveis fósseis, enquanto o desmatamento também desempenha um papel.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os cinco setores mais responsáveis ​​pelas emissões de CO2 são energia/eletricidade, indústria, agricultura, transporte e edifícios/comercial e residencial.

Para contextualizar, o mês mais alto registrado no ano passado foi maio com 419,13 ppm, enquanto em 1958 – quando esses registros começaram – o mês mais alto foi 317,51 ppm.

publicidade

Esse mês pode ser maior

Apesar de o mês passado ter atingido um novo recorde, os especialistas acreditam que este mês pode ser ainda pior. Segundo o jornal Daily Mail, Pieter Tans, que rastreia os gases de efeito estufa para a NOAA, disse: “É provável que maio seja ainda mais alto”.

Tans alertou que não estamos fazendo o suficiente para tentar reduzir os níveis crescentes de CO2.

“O mundo efetivamente não fez nenhum progresso sério em comparação com o que é necessário”, disse Tans. “Nós realmente precisamos nos concentrar na diminuição das emissões e não tivemos muito sucesso globalmente porque a taxa de aumento de CO2 permanece tão alta quanto na última década”.

Ele acrescentou ainda que “especialmente o CO2 tem uma longevidade de centenas a milhares de anos, então estamos realmente assumindo um compromisso climático de longo prazo”.

publicidade

Hoesung Lee, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas , enfatizou que precisamos agir rápido para garantir que o planeta permaneça ‘vivível’.

“Estamos em uma encruzilhada. As decisões que tomamos agora podem garantir um futuro habitável. Temos as ferramentas e o know-how necessários para limitar o aquecimento. […] Estou encorajado pela ação climática que está sendo tomada em muitos países. Existem políticas, regulamentos e instrumentos de mercado que estão se mostrando eficazes. […] Se forem ampliados e aplicados de forma mais ampla e equitativa, podem apoiar reduções profundas de emissões e estimular a inovação.”

Enquanto o co-presidente do Grupo de Trabalho III do IPCC, Jim Skea, disse que era ‘agora ou nunca’ se quiséssemos limitar o aquecimento global. “Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, será impossível”, alertou ele.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar