Como a NASA pretende mergulhar na atmosfera de Vênus

Hugo Cruz

10 de junho de 2022

A missão Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging (DAVINCI), da NASA, teve novos detalhes sendo divulgados pelos engenheiros e cientistas da agência espacial. Ao chegar em Vênus, a DAVINCI vai descer pelas camadas da atmosfera para chegar a superfície do planeta, sendo a primeira missão da história que vai estudar o planeta por meio de sobrevoos e também de uma sonda.

publicidade

NASA vai mergulhar na atmosfera de Vênus (Imagem: Ilustrativa/Canva Pro)

A DAVINCI pode ser resumida como um tipo de laboratório móvel para fazer análises químicas, pois ele vai fazer a coleta de medidas em aspectos críticos do sistema atmosférico e também climático de Vênus. E não para por aí: a missão vai fornecer as primeiras imagens aéreas da paisagem do planeta, ao mesmo tempo em que desce pelo planeta e faz o mapeamento da composição das rochas e da superfície em escalas que não poderiam ser conseguidas da órbita.

Lançamento e funcionamento da missão

A missão conta com suporte da nave CRIS (sigla para “carrier, relay and imaging spacecraft”), que vai estar equipada com duas ferramentas para realizar os estudos das nuvens do planeta e mapear as suas formações topográficas enquanto sobrevoa o planeta. Além disso, a CRIS também vai ser responsável por liberar uma pequena sonda descendente equipada com outros cinco instrumentos para fazer a coleta de novas medidas com alta precisão enquanto chega à superfície do planeta.

Logo após o lançamento, a DAVINCI vai aproveitar três assistências gravitacionais do planeta para então fazer a mudança de velocidade ou direção do sistema de voo da CRIS, para assim economizar combustível.

publicidade

As duas primeiras assistências vão auxiliar a nave para sobrevoar Vênus, enquanto ela conduz o sensoriamento remoto utilizando luz ultravioleta e também próxima ao infravermelho. Já a terceira assistência vai colocar a nave na configuração necessária para liberar a sonda, facilitando o processo para descida pela atmosfera.

Representação da sonda da missão DAVINCI (Imagem: Reprodução/NASA)

Ilustração da sonda da missão DAVINCI (Imagem: Reprodução/NASA)

Previsão de lançamento e chegada da NASA

A missão DAVINCI tem previsão para ser lançada ainda em 2029 e, caso todo processo de lançamento e viagem correr bem, ela vai chegar à atmosfera de Vênus em 2031. Pode parecer muito tempo, mas quando se fala de missões espaciais, principalmente de explorações, é preciso ter toda cautela para que não sejam cometidos erros e todo processo perdido.

Assim, a exploração do espaço vai avançando cada dia mais, o ser humano continua em busca de respostas e de conhecer tanto os pontos mais próximos como os mais distantes de nós. Agora, é aguardar a missão no futuro e saber se os estudos podem trazer algo de relevante do espaço para nós.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.