Ícone do site BIT magazine

Como funciona o Pix? Listamos todas as funções desta forma de transação

Se você ainda não utiliza esse recurso financeiro, então, precisa entender como funciona o Pix. Hoje, o Bit Ensina vai tirar todas as suas dúvidas sobre essa nova transação financeira e te mostrar todas as funções do mesmo.

Como funciona o Pix? (Imagem: Pexels)

Quando surgiu o Pix?

A ferramenta foi lançada em novembro de 2020. Desde então, muitos brasileiros têm utilizado esse método para realizar as transações econômicas.

Imagem: Pexels

O sistema foi aplicado para que a transação econômica pudesse acontecer de forma simples, rápida, segura e facilitada (assim, alavancando a economia).

O Pix é uma ferramenta com um grande potencial financeiro. O mesmo aumenta a velocidade de pagamentos, recebimentos e transferências.

Além de ser extremamente fácil de ser utilizado, com a existência do Pix foi possível:

“O Pix já está disponível amplamente para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga em uma das 734 instituições aprovadas pelo Banco Central para ofertarem essa ótima novidade!”

Fonte: bcb.gov.br

Com o Pix, você tem as seguintes vantagens:

Você tem todo o acesso na palma da mão, basta ter o Pix ativo no seu banco e utilizar o aplicativo do mesmo. É bem simples, não é?! Você pode comprar, pagar, transferir na velocidade de um clique.

Qual o diferencial do Pix?

O grande diferencial do PIX é a sua agilidade, pois, o mesmo atua de forma instantânea.

O meio de pagamento é amplo, afinal, qualquer pagamento pode ser realizado por ele. Agora, você pode utilizá-lo no lugar do TED, boleto ou até mesmo cartão.

Imagem: Pexels

O Pix está disponível para toda a população, ou seja, você também pode usá-lo. Na forma de transação do Pix, você não precisa saber qual o banco da outra pessoa.

Por meio dessa ferramenta, você pode transferir dinheiro utilizando o número de telefone da pessoa, chave ou até mesmo o CPF. Além disso, você pode enviar o valor de qualquer lugar, basta ter um bom acesso à internet.

“O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros”.

Fonte: bcb.gov.br

Funcionalidades do Pix

É importante saber como funciona o Pix e quais as suas funcionalidades, sabendo disso vamos te contar como usá-lo.

Para ter acesso à ferramenta, vá até a instituição financeira que utiliza e peça para ativar o mesmo. Mas, você deve já possuir acesso ao aplicativo do banco que usa.

Imagem: Pexels

Ao solicitar o uso do recurso, saiba que você terá o controle de todo o valor financeiro da sua conta com apenas um clique.

O banco fará o seu cadastro. Por isso, será necessário informar os seus documentos como CPF para confirmar a sua identidade. Além disso, você irá registrar chaves.

O que são as chaves do Pix?

As chaves nada mais é do que “Senhas”, ou seja, para que outra pessoa transfere um valor financeiro do Pix para a sua conta, você deve fornecer a sua chave.

A chave pode ser qualquer letra, símbolo ou número juntos. A nossa dica é que você escolha uma chave fácil de lembrar. Cadastre mais de três chaves!

O limite de cadastro de chaves é vinte, mas obviamente que você não vai precisar de tantas chaves assim, não é?!  Aqui vai algumas dicas de chaves para você:

É você quem escolhe as suas chaves. O segredo é escolher algo fácil de ser lembrado, evitando transtornos futuros.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile