Ícone do site BIT magazine

Confira nossa lista de 5 carreiras do futuro e como se preparar para elas

Um estudo realizado pela startup de educação Tera, em parceria com a Mindminers, conseguiu mapear as cinco carreiras do futuro. Sendo quatro delas com uma demanda elevada, pelo menos, até 2025 através do World Economic Forum. 

Cinco carreiras do futuro e como se preparar para elas. (Imagem: Pixabay)

Para chegar ao resultado que elaborou este Top 5 das cinco carreiras do futuro, foram analisados os cargos de: data science; product management; desenvolvimento de software; UX design e marketing digital. Dentro de cada uma dessas atuações foram estudadas as respectivas habilidades técnicas de cada uma.

O destaque dos profissionais que serão apresentados logo mais é resultado da transformação e evolução digital, afetando diretamente a tecnologia nos negócios. A consequência é o aumento na demanda e a busca intensiva por profissionais do que tem sido denominado de carreiras digitais. 

Segundo o fundador e CEO da Tera, Leandro Herrera, o profissional que tiver o interesse de imergir nessa carreira, precisa saber como inserir a bagagem e conhecimento já adquiridos. 

“É preciso fazer uma autoavaliação do seu perfil profissional para entender em qual delas o que você já sabe pode ser usado. Perceber o contexto em que empresas digitais estão inseridas, apostar em skills transversais e desenvolver um mindset de adaptabilidade e desenvolvimento também são ações importantes para ter sucesso em seu objetivo”, declarou. 

Top 5 Carreiras do futuro

1. Profissional de Dados 

São aqueles que estudam a coleta, o processamento, o tratamento, a análise, a modelagem e a visualização de dados. Entre as carreiras possíveis estão Cientistas de Dados, Engenheiro de Machine Learning, Analista de Dados, Arquiteto de Dados, Engenheiro de Dados, Especialista em MLOps (operações de Machine Learning), Especialista em Inteligência Artificial e Analista de Business Intelligence. 

A carreira exige principalmente as habilidades técnicas para análise de negócios (12%), análise exploratória de dados (11%) e métricas e KPIs (10%), segundo os participantes. Mentalidade orientada a dados foi a soft skill com maior destaque entre profissionais (19%), seguida de resolução de problemas complexos (17%) e comunicação (16%).

2. Product Manager 

São profissionais responsáveis por definir diretrizes e acompanhar o cumprimento delas durante o processo de desenvolvimento de produtos. Seu papel é geralmente representado pela tríade de design, tecnologia e business. 

Os cargos mais frequentes são Product Manager Product Owner. Além dessas duas, outras carreiras possíveis são: Data Product Manager, Group Product Manager, Product Marketing Manager e Product Lead.

Em relação às soft skills para atuar na área, eles destacaram comunicação (18%), resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade (13%) e liderança e influência (13%). 

3. Desenvolvedor de Software

O Desenvolvimento de Software é o processo de produção de um sistema tecnológico, com as etapas que compreendem a concepção de um produto. Trata da forma como as fases são organizadas e do que deve ser feito sempre para padronizar a criação e permitir que empresas e equipes criem aplicações em escala. 

Para desempenhar o cargo, as habilidades técnicas mais usadas são lógica de programação (64%), padrões de projeto (34%) e compreender diferentes paradigmas e tipos de linguagem de programação (34%).

Ter uma postura colaborativa se destaca como soft skill nessa profissão (19%) frente às outras. Mais algumas competências importantes são resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade (16%), resolução de problemas complexos (16%) e comunicação (16%).

4. UX Designer 

É o profissional responsável pelo desenho da experiência de pessoas usuárias, que não se restringe apenas à jornada em produtos digitais.

Por englobar todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa e seus produtos, ele é importante para todo e qualquer serviço. Entre as carreiras possíveis: UX Design, UX Writing, UI Design, Visual Design, UX/UI, Service design, UX Research e Product Design. 

5. Digital Marketer

Os profissionais de Marketing Digital precisam dominar ferramentas e canais, além de desenvolver estratégias essenciais como inbound, SEO, customer experience, marketing de conteúdo e growth.

As especialidades mais mencionadas são redes sociais (37%), produção de conteúdo (32%) e campanhas (22%). Em relação às soft skills, se destacou criatividade, originalidade e iniciativa (19%), seguida por comunicação (16%) e mentalidade orientada a dados (14%).

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile