Elon Musk anuncia mudança radical nas DMs no Twitter

Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla e novo proprietário do Twitter, pediu a adição de suporte para criptografia de ponta a ponta (E2EE) ao recurso de mensagens diretas (DMs) da plataforma.

publicidade
Elon Musk, quer que os DMs sejam criptografados de ponta a ponta
(Imagem: Brett Jordan/Pexels)

“Os DMs do Twitter devem ter criptografia de ponta a ponta como o Signal, para que ninguém possa espionar ou hackear suas mensagens”, disse Musk em um tweet.

A declaração ocorre dias após o serviço de microblog anunciar oficialmente que assinou um acordo para ser adquirido por uma entidade de propriedade integral de Elon Musk, com a transação avaliada em aproximadamente US$ 44 bilhões (aproximadamente R$ 200 bilhões).

publicidade

“A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”, disse Musk em comunicado. “Também quero tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de segurança no Twitter é algo preocupante

A contínua falta de criptografia de ponta a ponta para mensagens diretas do Twitter (DMs) tem sido um ponto de preocupação, com a Electronic Frontier Foundation (EFF) observando como isso pode prejudicar a privacidade e a segurança do usuário.

“Como elas não são criptografadas de ponta a ponta, o próprio Twitter tem acesso a elas”, disse a EFF . “Isso significa que o Twitter pode entregá-las em resposta a solicitações da aplicação, elas podem vazar e o acesso interno pode ser abusado por hackers mal-intencionados e pelos próprios funcionários do Twitter (como aconteceu no passado)”.

A Meta, que vem adotando constantemente o E2EE em seus serviços com planos de concluir o lançamento no próximo ano, reiterou que a privacidade é um direito humano fundamental e que “as mensagens seguras e protegidas são mais importantes do que nunca”.

publicidade

Um relatório de dois anos da Business for Social Responsibility (BSR) encomendado pela gigante da tecnologia e divulgado este mês descobriu que “expandir a criptografia de ponta a ponta permite a realização de uma gama diversificada de direitos humanos e recomendou uma gama de integridade e segurança medidas para lidar com direitos humanos adversos não intencionais”.

A Business for Social Responsibility também destacou os riscos decorrentes de melhores proteções à privacidade, incluindo a facilitação da exploração infantil, distribuição de material de abuso sexual infantil (CSAM) e disseminação do discurso de ódio.

“Ainda assim, os impactos do E2EE vão muito além de um enquadramento tão simplista de ‘privacidade versus segurança’ ou ‘privacidade versus segurança'”, disse o gigante da mídia social em resposta às descobertas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar