Esses são os principais requisitos para ser restaurante parceiro do iFood (e vender muito)

Raio de Luar Mello

8 de julho de 2022

Desde 2011 atuando no Brasil, o aplicativo de delivery iFood é uma alternativa para diversos empreendedores e restaurantes ampliarem o seu negócio, vendendo em maior quantidade, principalmente após o início da pandemia da Covid-19.

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Uma pesquisa divulgada pelo iFood mostrou que em 2021, 78% das pessoas que fizeram ao menos uma compra online, pediu comida em casa.

O iFood divulgou que o app recebe em média 60 milhões de pedidos mensalmente em todo território nacional e são mais de 300 mil lojas cadastradas.

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Como se tornar um restaurante parceiro da empresa?

O cadastro na plataforma é a primeira coisa a ser feita para se tornar um restaurante parceiro do iFood. Porém, a empresa exige alguns pré-requisitos do estabelecimento:

  1. Ter um CNPJ cadastrado e ativo;
  2. Possuir um dispositivo (PC, notebook, tablet) com acesso à internet no restaurante ou cozinha;
  3. Oferecer refeições prontas para o consumo;
  4. Ter equipe própria de entregadores (somente plano básico).

Cadastrando o restaurante

Com os pré-requisitos já resolvidos, o proprietário pode partir para a etapa de cadastro do seu restaurante na plataforma iFood.

  1. Entre no site e faça um cadastro inicial com seus dados: nome completo, e-mail, telefone;
  2. Dê sequência ao cadastro que pedirá diversos dados do seu negócio: CNPJ, MEI;
  3. Escolha um dos planos oferecidos: o iFood Básico ou iFood Entrega;
  4. Defina sua conta: adicione os dados bancários do restaurante;
  5. Assine o contrato.

Diferença entre planos do iFood

São dois os modelos oferecidos pela plataforma de delivery para os restaurantes parceiros:

  • iFood Básico: as entregas são providenciadas pelo seu restaurante, a comissão é de 12%, R$ 100 de mensalidade para faturamento acima de R$ 1.800;
  • iFood Entrega: as entregas são feitas pelos parceiros iFood, e a comissão é de 23%, mensalidade de R$ 130 caso o faturamento seja maior que R$ 1.800. Essas são as diferenças básicas entre os dois.

Já sou parceiro iFood, como posso vender mais?

Para se tornar um restaurante de destaque no app, é importante seguir alguns passos, principalmente pelas avaliações feitas e isso poderá determinar o seu sucesso de vendas na parceria.

Preencha os dados corretamente no aplicativo

Nada melhor do que encontrar as informações completas e não gerar dúvidas para seus clientes.

Coloque o nome do seu restaurante, logotipo, contato telefônico, formas de pagamento, todas as descrições devem ser claras para o consumidor. O iFood é um bom serviço, mas precisa ser usado de forma eficiente.

Capriche na descrição e nas fotos do cardápio

O cardápio será um grande diferencial do seu negócio, o cliente quer saber o nome do prato, os ingredientes e o valor.

A foto também é essencial para apresentar as opções. O cardápio é o momento do cliente ficar mais atraído pelo que você vende.

Utilize os cupons promocionais

Eles são uma forma da pessoa conhecer o seu restaurante através do iFood, então analise quando podem ser usados. Por exemplo, na primeira compra ter um desconto ou ocasionalmente uma entrega gratuita.

Capriche na embalagem de entrega e cumpra o prazo pedido

Utilize boas embalagens e as use corretamente, seja para a refeição ou lanche, dê preferência aos materiais de qualidade e cumpra o prazo indicado para entrega, evitando reclamações e cancelamentos.

Essas são algumas dicas imprescindíveis para ter sucesso e ser bem avaliado no app do iFood.

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Raio de Luar Mello
Escrito por

Raio de Luar Mello

Jornalista por formação e fotógrafa. Fiz uma especialização em Marketing e já atuei nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação, produção de conteúdo, gestão, comunicação interna, copywriter e redação. "Penso, logo escrevo!"