Fim da coleta de dados? Meta faz alterações, mas como isso vai te afetar?

Hugo Cruz

27 de junho de 2022

O Meta, grupo dono do WhatsApp, Facebook e Instagram, anunciou uma mudança estrutural na política de privacidade em algumas das suas plataformas. O objetivo da empresa é fazer com que seus usuários entendam com maior facilidade o funcionamento de suas políticas. 

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Binóculos observando logo do Facebook (Imagem: Glen Carrie/Unsplash)

(Imagem: Glen Carrie/Unsplash)

Tentando ser transparente

Quando as alterações de política de privacidade forem realmente efetuadas, os usuários devem se deparar com vídeos, subtítulos, imagens e frases mais curtas explicando a fundo como tudo funciona.

Dessa maneira, a empresa afirma que será mais transparente, já que os usuários passarão a entender melhor como a empresa lida com os dados dos usuários coletados pelos seus aplicativos.

Essas mudanças devem entrar em vigor a partir do dia 26 de julho e os usuários serão notificados até mesmo por avisos no Feed de Notícia do Facebook.

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Alterações de política de privacidade nas plataformas da Meta

As atualizações só valerão para as políticas de privacidade do Facebook, do Instagram e do Messenger, deixando de fora empresas como WhatsApp e Workplace, que continuarão da maneira como estão.

A alteração, entretanto, visa apenas o aumento da transparência da empresa para com os usuários e não deve impactar nas práticas de coleta de dados das plataformas mencionadas.

As atualizações que estamos anunciando hoje são inspiradas pelo feedback de especialistas em privacidade, legisladores e usuários dos nossos serviços. Nosso objetivo é atualizar nossa Política de Privacidade com mais frequência à medida que continuamos aprendendo quais áreas podemos melhorar”, disse o Meta.

Para completar as mudanças, o Meta também anunciou alterações no controle sobre quem pode ver as publicações feitas no Facebook. Assim, teremos a opção de marcar uma postagem como pública, para amigos ou para o si. Ao definir o nível de privacidade de um post, o próximo feito seguirá essa mesma regra, exceto se o usuário alterar manualmente.

Meta e problemas com privacidade

Não é nenhuma novidade que o Facebook sempre teve problemas com privacidade. Escândalos e mais escândalos aparecem o tempo todo, incluindo vários processos, acusando a empresa de mal uso das informações dos seus usuários.

O caso é grave o suficiente para ser preocupante, mas parece que a empresa não se preocupa tanto assim. Um exemplo é o processo feito contra Mark Zuckerberg, o CEO da Meta, nas últimas semanas.

O processo foi feito pelo Procurador Geral de Washington Karl Racine, nos Estados Unidos, devido a um escândalo de dados ocorrido em 2018, onde a Cambridge Analytica, empresa de consultoria política, coletou dados de mais de 85 milhões de usuários do Facebook sem consentimento.

Até o momento a Meta ainda não deu nenhum pronunciamento sobre o caso.

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Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.