Free Fire é banido na Índia em nova retaliação a apps chineses

Hugo Cruz

15 de fevereiro de 2022

Foto: Divulgação

A Índia baniu o Xriver da Tencent, o Free Fire da Garena, o Onmyoji Arena da NetEase e o Astracraft e mais 50 aplicativos com ligações aparentes à China. Esse é o mais recente de uma série de bloqueios semelhantes no último um ano e meio por motivos de segurança nacional.

publicidade

O Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação do país sul-asiático fez o pedido. Em um comunicado, um porta-voz do Google reconheceu a ordem e disse que a empresa estava cumprindo.

Ao receber a ordem provisória aprovada sob a Seção 69A da Lei de TI, seguindo o processo estabelecido, notificamos os desenvolvedores afetados e bloqueamos temporariamente o acesso aos aplicativos que permaneceram disponíveis na Play Store na Índia”, disse um porta-voz do Google na segunda-feira.

O Garena’s Free Fire: Illuminate, que já foi retirado da Google Play Store e da App Store na Índia, parece ser o aplicativo mais popular a ser bloqueado no último lote de cortes feitos pelo país. De acordo com a empresa de análise App Annie, dos 75  milhões de usuários ativos globalmente no mês de janeiro, 40 milhões deles estavam no país – mostrando o poder do battle royale por lá.

publicidade

Proibição do Free Fire na Índia causa perplexidade

A notícia da proibição foi uma surpresa para a equipe da Garena na Índia. A empresa estava buscando acordos com organizações de torneios para promover ainda mais seu jogo e atrair mais usuários e jogadores de alto nível no país.

A série de bloqueios de aplicativos na Índia começou no final de junho de 2020, quando o segundo maior mercado de internet do mundo baniu o TikTok, o UC Browser do Alibaba e dezenas de outros aplicativos com links para a China por questões de segurança nacional.

Nos últimos um ano e meio, o governo indiano baniu mais de 300 aplicativos vinculados à China, incluindo o popular título PUBG. Esse jogo continua sendo o único aplicativo conhecido que retornou à Google Play Store e à AppStore na Índia de alguma forma.

Várias outras empresas e operadoras de aplicativos tentaram resolver as preocupações da Índia, mas o governo manteve sua decisão no início do ano passado depois de considerar as respostas inadequadas. Assim, é de se esperar que o Free Fire não volte tão cedo para o país.

Veja também: Pirataria de música via NFT é nova ameaça para gravadoras

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.