Gartner alerta CIOs para eles se tornarem mentores confiáveis

O Gartner acredita que os CIOs que ultrapassaram a barreira de ser apenas gestores para se tornarem conselheiros confiáveis têm grande latitude para inovar e impulsionar a mudança dentro das organizações. Esse é o caminho para tornar as empresas mais competitivas num mundo em que a transformação digital está acontecendo a um ritmo muito acelerado.

publicidade

“Algumas pessoas têm competência para ser conselheiros confiáveis, mas muitos CIOs não possuem essa sorte”, afirma Leigh McMullen, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. S

“Os CIOs precisam se tornar mentores de confiança para o restante dos executivos para ajudarem as suas empresas a prosperarem em um futuro digital incerto”, acrescenta o executivo.

Os CIOs que se concentram nas decisões de pouco risco em TI encontram-se sob constantes pressões orçamentais e operacionais, não ajudando as companhias na sua viagem digital e não trazendo a inovação para dentro das mesmas.

publicidade

A consultoria diz que o primeiro papel dos responsáveis de TI é vender uma visão, persuadindo os CEOs a tentarem algo novo. Além de táticas de persuasão, os CIOs devem também conseguir superar a resistência. Os melhores esforços para vender e persuadir ainda podem enfrentar resistência significativa. Isso pode ser excepcionalmente frustrante para os “cérebros de engenharia” e por isso ultrapassar bem a resistência, com estilo e destreza, é uma habilidade imprescindível para um consultor confiável.

O Gartner oferecerá aos executivos uma visão estratégica das tendências em evolução e sobre como explorar novas formas de pensar, impulsionar mudanças e desenvolver-se como líder durante o Gartner Symposium/ITxpo, seu mais importante evento mundial e que acontecerá no Brasil de 23 a 26 de outubro em São Paulo. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar