Ícone do site BIT magazine

Google é a marca mais influente no Brasil; veja top 10

Finalmente foi divulgado o ranking The Most Influential Brands (MIB) do Brasil, fruto de um estudo do Ipsos, um dos maiores institutos de pesquisa de mercado do mundo, que aponta as marcas que mais influenciaram os brasileiros durante o ano de 2021. Segundo os resultados, não só as empresas de tecnologias dominaram o cenário brasileiro: o Google é a marca mais influente no Brasil.

Google é eleita a marca mais influente no Brasil, mais uma vez (Imagem: Firmbee.com on Unsplash)

Em sua 9° pesquisa no país, o instituto entrevistou 2 mil pessoas visando avaliar as marcas em diversos critérios distintos que medem o sucesso delas perante um público exclusivo. Aqui vai muito além de números de vendas, contando mais com a percepção que o público tem da marca como um todo.

Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, disse o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari.

O ranking

O ranking é divulgado anualmente pelo Ipsos e traz como grande surpresa, ou nem tanta surpresa assim, a Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura, marcas que não apareceram entre as 10 primeiras posições na última lista.

Para a avaliação são usados os seguintes critérios:

Mais uma vez, o Google é a marca mais influente no Brasil

Repetindo o feito do ano passado, a empresa ficou em primeiro lugar, seguida pela Samsung que trocou de posições com o YouTube, agora em terceiro.

Ranking completo:

  1. Google
  2. Samsung
  3. YouTube
  4. Netflix
  5. Americanas
  6. Amazon
  7. Facebook (Meta) e Mastercard (empatadas)
  8. Natura e Nestlé (empatadas)
  9. Mercado Livre
  10. Microsoft

Marcas nacionais também fizeram bonito durante o ano passado. O destaque de engajamento online foi para a Lojas Americanas.

Eenquanto isso, entre todas as marcas pesquisadas, a Natura foi a marca que mais teve responsabilidade social. E mesmo a maior parte das marcas destaque da lista sendo ligadas à tecnologia, a Nestlé também entrou nessa briga, juntamente com a já mencionada Natura.

Convivemos com a necessidade do isolamento durante vários meses dos dois últimos anos e isso elevou ainda mais a relevância do digital, que já vinha numa forte ascensão. Por isso, as marcas que permitiram às pessoas se conectarem umas com as outras para trabalhar, estudar, confraternizar, fazer compras e buscar entretenimento a distância, se destacam”, explicou Calliari.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile