Binance e Kraken se recusaram a fechar contas russas

Hugo Cruz

2 de março de 2022

Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia e ministro da Transformação Digital, foi ao Twitter fazer um pedido de que as exchanges de criptomoedas bloqueassem endereços de usuários russos. Em resposta, duas das mais importantes empresas do ramo, Binance e Kraken, se recusaram a fechar contas russas.

publicidade

Estou pedindo a todas as principais exchanges de criptomoedas que bloqueiem endereços de usuários russos.

É crucial congelar não apenas os endereços vinculados a políticos russos e bielorrussos, mas também sabotar usuários comuns”, disse Mykhailo, em seu perfil do Twitter.

publicidade

Fedorov já havia pedido, um dia antes, informações referentes a endereços de carteiras de criptomoedas de russos e bielorrussos.

“A comunidade cripto ucraniana está pronta para fornecer uma recompensa generosa por qualquer informação sobre carteiras de criptomoedas de políticos russos e bielorrussos e seus arredores. Os crimes de guerra devem ser perseguidos e punidos”, disse Fedorov, ao disponibilizar um link para denúncias.

Binance e Kraken se recusaram

Criptomoedas na guerra

Criptomoedas na guerra (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A Binance respondeu rapidamente ao pedido de Mykhailo através de um porta-voz na CNBC, dizendo não poder congelar, de forma unilateral, milhões de contas de usuários inocentes.

“Cripto destina-se a fornecer maior liberdade financeira para as pessoas em todo o mundo. Decidir unilateralmente proibir o acesso das pessoas às suas criptomoedas iria contra a razão pela qual a criptomoeda existe”, disse o porta-voz da empresa.

Já a Kraken deu sua resposta através de um tweet postado por Jesse Powell, seu CEO. Contudo, nesse caso, ele terminou dizendo que os russos devem entender que essa é uma medida que poderá ser tomada.

Eu entendo a lógica deste pedido, mas, apesar do meu profundo respeito pelo povo ucraniano, a Kraken não pode congelar as contas de nossos clientes russos sem uma exigência legal para isso

Os russos devem estar cientes de que tal exigência pode ser iminente”, disse Powell.

A Ucrânia segue com uma linha de raciocínio de que as criptomoedas podem estar servindo como alternativa fiduciária para o governo Russo após as várias sanções que o país vem sofrendo. Preocupação também compartilhada pela chefe de política internacional da empresa de análise blockchain Chainalysis, Caroline Malcolm.

Assim como no sistema financeiro tradicional, a Rússia pode aproveitar a criptomoeda para evitar as sanções que estão sendo implementadas em resposta à invasão da Ucrânia” disse ela.

Por outro lado, várias doações em Bitcoins e outras moedas têm chegado para o governo ucraniano após o Twitter oficial do governo anunciar a possibilidade. Até o momento mais de 18 milhões de dólares já foram registrados em transferências via criptomoedas como forma de apoio à Ucrânia.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.