Ícone do site BIT magazine

Instagram finalmente testa ferramenta que pode derrubar TikTok

Instagram

Imagem: Pixabay

Depois de confirmar o desenvolvimento de uma história de rolagem vertical semelhante ao TikTok no ano passado, o Instagram começou a testar o recurso em alguns países.

Instagram finalmente testa ferramenta que pode derrubar TikTok (Imagem: Alexander Shatov on Unsplash)

O Brasil é um dos países a receber a novidade, conforme noticiado no Twitter por Thássius Veloso, editorial de tecnologia do jornal O Globo. A novidade, claro, é concorrer com o TikTok, que reduziu o engajamento no Instagram e ameaçou a hegemonia do carro-chefe de Mark Zuckerberg.

O desespero pelo fracasso do Facebook e o declínio da popularidade do Instagram é tão grande quando observamos mais atenção ao vídeo nos Stories.

A propósito, em dezembro, o Instagram aumentou o limite de duração dos vídeos nos Stories para 60 segundos em uma fase beta. Anteriormente, o recurso do aplicativo permitia vídeos de até 15 segundos.

Além do Brasil, usuários na Turquia também notaram uma mudança no formato de rolagem do Instagram Stories. Adicionar rolagem vertical faz sentido porque, como o TikTok, o formato horizontal tem uma sensação mais natural.

Isso ocorre por causa do conceito de rolagem infinita, quando o usuário chega ao final da página, o conteúdo continua aparecendo, impedindo a reutilização. Infinite Scroll tem sido fortemente criticado por afetar o vício em mídias sociais, mas seus resultados são bastante satisfatórios para as mídias sociais.

A maioria dos aplicativos móveis atualmente possui esse recurso, e seu aplicativo no Instagram Stories pode aumentar o engajamento da plataforma e alcançar os usuários da Geração Z, o maior público do TikTok.

Por outro lado, a rolagem vertical do Instagram Stories será o último prego no caixão do conceito que Kevin Systrom queria lançar quando se uniu ao brasileiro Mike Krieger para criar o aplicativo em 2010.

As mudanças do Instagram

Desde que foi incorporado à Meta, em 2012, o conceito da plataforma que Systrom e Krieger queriam lançar mudou um pouco, levando-os a deixar a empresa em 2018.

A ideia de Systrom era criar uma plataforma para compartilhar fotos, mas isso mudou gradualmente à medida que Zuckerberg entrou no jogo.

Dito isso, a rolagem vertical no Instagram Stories pode colocar a empresa no mesmo nível do TikTok, priorizando vídeos em vez de imagens.

Mudanças no algoritmo do app são um exemplo da obsessão em ultrapassar o TikTok. A plataforma colocou o Reels, um recurso originalmente projetado para rivalizar com a rede social chinesa, em sua página inicial do Instagram.

Embora o Project Reels não tenha sido um fracasso completo, o recurso foi colocado na seção “Explorar”. O scroller agora aparece na parte superior da página e rola verticalmente, semelhante ao TikTok.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile