Com esse comportamento, nenhum aplicativo com mais de 10 milhões de downloads no Brasil é pago. As conclusões fazem parte do estudo “O Perfil dos Aplicativos no Brasil”, encomendado pelo PayPal à BigData Corp.
O relatório mostra também que os brasileiros preferem games a outros softwares, a exemplo dos joguinhos que respondem por 18% de tudo o que é baixado na internet no País.
Em segundo lugar no ranking dos aplicativos baixados pelo brasileiro estão os educacionais (9%) e as ferramentas de produtividade (7%). Dentre os (poucos) apps pagos, os que mais despertam interesse do usuário são os que personalizam o aparelho. Os menos cotados são os de revistas e notícias.
“Pouco se conhecia sobre o universo dos aplicativos no Brasil, um mercado fértil para startups e desenvolvedores, importantes públicos-alvo do PayPal”, comenta Paula Paschoal, diretora de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.
Os resultados da pesquisa sinalizam as empresas que desejam ter sucesso nesse mercado deverão buscar um modelo de negócios que contemple um aplicativo gratuito. É importante encontrar formas alternativas de receitas, como venda de parte do conteúdo ou o uso de banners, sugere Paula.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui