Mercado global de smartphones se transforma para dispositivos com preços premium

Igor Richter, especialista da GfK para o setor de telecomunicações, comenta: “Os recursos do produto são importantes facilitadores para oferecer experiências ao usuário. A sofisticação dos aparelhos anunciados para este ano mostra claramente o esforço investido para levar os limites das capacidades dos smartphones aos limites. Esses recursos e aplicativos estão em constante evolução, com inovação tecnológica, disponibilidade de componentes e acessibilidade de preços. Tamanhos de tela e câmeras com alta resolução sustentam as experiências visuais habilitadas por processadores multi-core e grande armazenamento interno. Quase dois terços de todos os smartphones vendidos hoje já estão com vídeo full HD ou 4K ativado. Isso está posicionando o smartphone ainda mais como dispositivo pessoal para jog os ou para entretenimento de alta definição em música e vídeo. Com os dispositivos 5G no horizonte, essas experiências se tornarão ainda mais ricas para aplicativos multi-player ou compartilhamento de conteúdo. ” 

publicidade

Popularidade online afeta o varejo tradicional 

Os varejistas de telecomunicações e as lojas de eletrônicos de consumo continuam sendo os canais mais influentes para o mercado de telecomunicações internacionalmente. Os canais on-line estão crescendo em popularidade devido à conveniência, redução de custos e melhores descrições de recursos de produtos. Embora as vendas através dos canais tradicionais dominem claramente, as vendas on-line representaram 15% de todas as vendas no primeiro semestre de 2018. Este é um ligeiro aumento de dois pontos percentuais em relação ao primeiro semestre de 2017.  

Embora a presença no varejo tradicional seja importante, a criação de uma presença de varejo digital “global” consistente também está se tornando cada vez mais importante. 

Tendência do consumidor para dispositivos com preços premium

Embora a demanda por smartphones seja mais ou menos estável em termos unitários, a indústria de telefonia móvel continua forte e resiliente, incluindo a tendência para dispositivos premium. Além disso, com a crescente preferência do consumidor por responsabilidade social, meio ambiente e comércio justo, esses consumidores não comprarão um novo smartphone se o antigo estiver funcionando bem. Embora haja uma tendência em prolongar os ciclos de vida, os consumidores estão dispostos a pagar mais, desde que vejam recursos aprimorados ou outros benefícios, e, como conseqüência, a demanda está mudando para dispositivos com preço premium. Por exemplo, na Alemanha, a demanda por smartphones posicionados no segmento de preço de mais de € 500 cresceu nos últimos três anos em 15%. 

publicidade

Conectividade é fundamental, não apenas em Telecomunicações 

Com os recursos inteligentes crescendo em popularidade, há cada vez mais oportunidades para interfaces de usuário controladas por voz, baseadas em big data e inteligência artificial. A tecnologia emergente de assistente de voz personalizado permite que a capacidade de Inteligência Artificial (AI) da marca incorporada seja usada em dispositivos domésticos inteligentes sob uma aparência de marca. Além disso, a combinação de assistentes de voz com novos sensores para capturar gestos oferece outras possibilidades promissoras. 

Os smartphones com melhor conectividade móvel, jogos com vários participantes e realidade virtual aumentada e mista aumentam ainda mais a maneira como os consumidores podem interagir uns com os outros e proporcionar novas experiências de alongamento à imaginação em movimento. 

Mercados em desenvolvimento continuam a influenciar os mercados internacionais 

publicidade

O peso dos países em desenvolvimento é globalmente importante. A Ásia em desenvolvimento, incluindo a Índia, além do mercado chinês, pesa cerca de 41% de todas as compras de smartphones no mundo no primeiro semestre de 2018, e a APAC continua sendo a maior região internacionalmente. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar