Microsoft acaba de fechar compra de grande desenvolvedora de game

Em uma reunião especial na última quinta-feira (28), os acionistas aprovaram a proposta compra da Activision Blizzard pela Microsoft, o que pode significar mais jogos exclusivos para o Xbox. Essa transação em dinheiro valoriza a desenvolvedora de jogos como Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush em US$ 95 por ação.

publicidade
compra Foto Divulgação: Activision Blizzard
(Foto Divulgação/Activision Blizzard)

Mas os investidores temem que a presidente da FTC, Lina Khan, possa cancelar o acordo devido a preocupações antitruste (antimonopólio), o que poderia explicar por que as ações estão sendo negociadas consistentemente abaixo da oferta da Microsoft.

Embora a votação de hoje seja um passo significativo em direção a um acordo bem-sucedido para a Activision Blizzard e a Microsoft, o acordo de compra da Activision Blizzard ainda está sujeito a revisão regulatória. A transação proposta deve ser concluída antes de julho de 2023.

publicidade

“A votação esmagadora de hoje de nossos acionistas confirma nossa crença compartilhada de que, combinados com a Microsoft, estaremos ainda mais bem posicionados para criar um grande valor para nossos jogadores”, disse Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ele acrescentou que o acordo forneceria “oportunidades ainda maiores para nossos funcionários e continuaria nosso foco em nos tornar um exemplo inspirador de um local de trabalho acolhedor, respeitoso e inclusivo, que é uma declaração selvagem vinda de alguém que administra uma empresa que enfrenta vários processos judiciais por assédio sexual, retaliação e práticas discriminatórias no local de trabalho.

Compra da Activision Blizzard lança luz sobre escândalo

O próprio Kotick foi acusado de saber há anos sobre má conduta sexual e alegações de estupro em sua empresa, mas não fez nada a respeito.

À luz desses conflitos, ele anunciou uma política de tolerância zero contra o assédio e um investimento de US$ 250 milhões no recrutamento de talentos de gênero diverso (na época, apenas 23% dos funcionários eram identificados como mulheres ou pessoas não-binárias). Mas a insatisfação dos funcionários prevaleceu.

publicidade

Quando a aquisição foi anunciada em janeiro, os testadores de garantia de qualidade da Raven Software, uma divisão da Activision, estavam em greve há cinco semanas. Eles protestaram contra as demissões de 12 funcionários, que ocorreram após mais de um mês de horas extras consistentes.

“Percebemos naquele momento que nosso trabalho diário e nosso papel crucial na indústria de jogos como controle de qualidade não estavam sendo levados em consideração”, disse Onah Rongstad, testador de controle de qualidade da Raven Software, em entrevista ao site TechCrunch na época.

A Raven Software concluiu sua greve formando o primeiro sindicato histórico em uma grande empresa de jogos dos EUA, mas a Activision Blizzard não reconheceu voluntariamente seu sindicato, o que significava que eles precisavam solicitar uma eleição sindical no Conselho Nacional de Relações Trabalhistas. 

A gigante dos jogos tentou bloquear a eleição, argumentando que eles não poderiam sindicalizar apenas um departamento da Raven Software, mas o NLRB decidiu a favor dos testadores de QA, dando-lhes permissão para votar pelo reconhecimento do sindicato . A votação deve ocorrer por correio entre 29 de abril e 20 de maio.

publicidade

Dada a turbulência na Activision Blizzard, a oferta de aquisição da Microsoft parece ser uma tábua de salvação . Kotick deve deixar o cargo após o fechamento do negócio.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar