Milhões de motoristas devem perder o emprego com essa novidade

A China deu um passo mais perto de permitir que pessoas comuns usem robotáxis sem motorista. O produto que vai gerar desemprego e pode acabar definitivamente com a profissão de muitos motoristas de táxi, recebeu hoje as primeiras licenças.

publicidade
Empresa chinesa lança produto que vai gerar desemprego
(Imagem: Divulgação/ Baidu)

Essa aprovação regulatória marca um novo marco significativo para o setor de transporte autônomo na China, indicando uma abertura regulatória para dar mais um passo em direção a um futuro de mobilidade totalmente sem motorista.

Baidu e Pony.ai ainda não podem operar em toda a cidade de Pequim – eles estão limitados a uma área de 60 quilômetros quadrados (23,1 milhas quadradas) em Yizhuang, Pequim, lar de cerca de 300 mil moradores. Enquanto o Baidu pode implantar apenas 10 veículos autônomos na área, a CNBC diz que o Pony.ai só pode operar quatro. 

publicidade

Ambas as empresas têm planos de expandir o número de veículos nas estradas (com o Baidu disparando para 30), mas não está claro em quanto tempo isso acontecerá.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As autoridades de Pequim começaram a permitir que Baidu e Pony.ai cobrassem por seus serviços de robotaxi na área de Yizhuang, em Pequim, em novembro passado, embora a cidade inicialmente exigisse que ambos os serviços tivessem um motorista de segurança ao volante.

publicidade

De acordo com o TechCrunch, os passageiros podem chamar o serviço de robotaxi através do aplicativo Apollo Go da Baidu das 10h às 16h, ou com o aplicativo PonyPilot Plus da Pony.ai das 9h às 17h.

Na semana passada, a Pony.ai, apoiada pela Toyota, tornou-se a primeira empresa de carros autônomos a ganhar uma licença de táxi na China. Recebeu permissão para operar 100 veículos em Nansha, Guangzhou, e diz que um motorista de segurança estará a bordo por um curto período de tempo.

A Pony.ai também foi aprovada para testar seus veículos autônomos sem motoristas de segurança em três cidades da Califórnia, mas essa permissão foi suspensa depois que um de seus carros colidiu com um divisor central.

publicidade

Mais empresas preparam carros autônomos

Foto: Pixabay

A Baidu, a empresa por trás do enorme mecanismo de busca chinês de mesmo nome, também recebeu aprovação para testar seus veículos sem motoristas de segurança em Sunnyvale, Califórnia.

Ela se junta a várias outras empresas de veículos autônomos, como Waymo e Cruise , que podem operar veículos totalmente autônomos nas ruas da Califórnia.

Cruise é o quinto a receber uma licença sem motorista do Departamento de Veículos Motorizados do estado, sendo os outros Waymo, Nuro, Zoox e AutoX. Atualmente, 60 empresas têm permissão ativa para testar veículos autônomos com motorista de segurança na Califórnia.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar