Netflix implementa recurso inclusivo que pode revolucionar

Hugo Cruz

25 de maio de 2022

No último dia 19 de maio foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, evento anual que recai sempre sobre a terceira quinta-feira do mês de maio desde 2012. Aproveitando a data, a Netflix anunciou que implementou um novo recurso inclusivo para auxiliar pessoas com necessidades especiais em sua plataforma.

publicidade
Netflix implementou recurso inclusivo

Entrevista de Heather Dowdy sobre Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (Imagem: Reprodução / WeAreNetflix via YouTube)

O anúncio foi sobre a expansão das traduções globais na audiodescrição (AD) para cegos, legendas para surdos ou deficientes auditivos (SDH) e dublagem. E segundo a empresa a medida fará com que seja possível que essas pessoas assistam conteúdo produzido em outras línguas.

Netflix implementou recurso inclusivo

A partir de agora, o programas também irão mostrar pequenos crachás que servem para identificar e mostrar as opções disponíveis para os usuários e segundo Heather Dowdy, diretora de acessibilidade de produtos Netflix, que também é uma filha de pais surdos (CODA), “a ideia é promover inclusão e acessibilidade para todos”.

Segundo seu relato, a Netflix já dá suporte a mais de 11 mil horas de descrição de áudio, que incluem comentários explicativos dos acontecimentos, em mais de 30 idiomas. Uma evolução, já que no início apenas legendas voltadas para SDH estavam presentes na plataforma.

publicidade

A produtora e distribuidora de conteúdo em vídeo global já trazia, também, informações extras localizadas, mas agora a equipe responsável por esse recurso já está trabalhando para trazer mais possibilidades.

Uma dessas novas opções seria a possibilidade de assistir conteúdo de outro país utilizando legendas SDH em sua língua.

Recurso também agradam a pessoas de outros grupos

É importante lembrar que essas melhorias não agradam apenas às pessoas com necessidades especiais, como é o caso das legendas. Quase metade da base de usuários da plataforma  assistem filmes legendados.

Um exemplo disso é a série Bridgerton, de Shonda Rhimes (responsável também pelos grandes sucessos Grey’s Anatomy e Inventing Anna), que foi a série mais assistida por usuários de legendas em 6 países no mês passado.

As novidades vêm em um momento crítico para a empresa. A Netflix vem perdendo receita e tudo quanto é área, desde seu valor de mercado até seu número de usuários. Como consequência, a empresa vem trabalhando em novas formas de segurar seus usuários enquanto atraem mais, inclusive com novos planos mais baratos.

Os novos recursos, devem pelo menos dar uma visibilidade maior à empresa  em relação ao impacto social.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.