Planos de 5G no Brasil tem primeiros valores por operadoras liberado; veja quanto vai custar

Cecilia Parente

1 de fevereiro de 2022

Somente a partir de julho de 2023 será disponibilizado no país os planos de 5G puro, também chamado de standalone, começando pelas capitais segundo o Jornal de Brasília.

publicidade
Planos de 5G no Brasil tem primeiros valores por operadoras liberado; veja quanto vai custar

Imagem: clubnation

Os preços dos planos pós-pagos serão de no mínimo R$250 quando finalmente chegar de acordo com as informações até que a massificação do serviço derrube o preço dos chips e dos aparelhos, sendo hoje as principais barreiras de acesso ao serviço.

A expectativa das operadoras é chegar a 500 milhões de acessos em três anos entre assinantes residenciais e empresariais. 

Diferença do 5G atual e standalone

“Uma rede 5G não-standalone permite a disponibilização mais rápida do 5G, já que o que acontece é a reutilização da rede de core 4G. Em uma arquitetura 5G de tipo standalone, não há dependência alguma do 4G.”

publicidade

Disse o diretor de soluções da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso.

As operadoras planejam migrar os clientes que hoje utilizam a tecnologia 4G para o chamado 5G DSS, um serviço que utiliza as frequências atuais do 4G para atingir velocidades de 5G com latência pequena. Neste processo, o preço deverá permanecer o mesmo.

Planos de 5G no Brasil tem primeiros valores por operadoras liberado; veja quanto vai custar

Imagem: Reprodução

Pietro Labriola, presidente da Tim, disse que a estratégia comercial da operadora seguirá a dinâmica de preços da Uber.

Quando você usa [a Uber], tem o Uber Black e outros níveis”, disse. “O preço é relacionado com o nível de serviço.”

Labriola afirmou que os pacotes com uso ilimitado de dados estão com dias contados no 5G. “Em outros países os pacotes de uso ilimitado [no 5G] existem, mas são restritos.”

O presidente da Tim afirma que as consequências dos planos de 5G mudarão completamente o panorama econômico do país.  “O 5G vai revolucionar a atividade econômica e dar impulso nunca visto antes.

Leia mais: Entenda por quê empresas aéreas estão cancelando voos por medo da nova tecnologia 5G

A expectativa é que os serviços estejam nas capitais antes do prazo inicial (estipulado pela Anatel para meados de 2022). Estamos preparados para começar”, disse Labriola.

Benefícios do 5G

Na agricultura, será possível saber quais áreas de cultivo necessitam de mais água ou adubo através de sensores. Além disso, será possível prever a safra através de imagens de drones.

As indústrias poderão automatizar suas plantas, criar novos aplicativos, e soluções virão para os serviços de logística e transporte.

Já na telemedicina, a tecnologia poderá ser inclusa em cirurgias. Em cidades, será possível controlar remotamente o tráfego, a água, o saneamento e a luz.

Tim, Vivo e Claro estimam investir mais de R$ 150 bilhões na construção de suas redes 5G nos próximos oito anos para dar conta de toda a demanda.

“O 5G irá se difundir na sociedade pelos smartphones e pelas inúmeras aplicações no tecido produtivo”, diz Marcos Ferrari, presidente da Conéxis, associação que reúne as operadoras.

“A sua massificação se dará por meio de elevados investimentos e o cumprimento de obrigações do edital, que virão principalmente das empresas consolidadas no mercado, como tem ocorrido nos países que já iniciaram a implantação do 5G.”

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.