Qualcomm, Embrapa e ISES anunciam parceria para desenvolvimento de tecnologias em drones

O Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso de Drones em Agricultura de Precisão tem como objetivo demonstrar como essas soluções podem ser aplicadas para reduzir o impacto ambiental e aumentar a produtividade das culturas.

publicidade

A Qualcomm vai contribuir para o projeto com algoritmos de processamento de imagem usando a plataforma Qualcomm Snapdragon Flight e avançadas tecnologias móveis, enquanto que e EMBRAPA vai ajudar com todo o seu conhecimento em agricultura.

Os sistemas de bordo desenvolvidos para os drones e a parceria entre as entidades e a Qualcomm, por meio da iniciativa Qualcomm Wireless Reach, vão originar um maior acesso à tecnologia por parte de pequenos, médios e grandes produtores. Os dados gerados em tempo real vão permitir, por exemplo, detectar com precisão as deficiências das culturas, ocorrência de pragas, escassez hídrica, déficit de nutrientes e danos ambientais permitindo melhores tomadas de decisão por parte dos agricultores.

“Esperamos resultados expressivos para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da atividade agropecuária no Brasil”, afirmou em nota à imprensa João de Mendonça Naime, chefe-geral da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP).

publicidade

“Com o aumento da demanda por alimentos no mundo, a agricultura de precisão se torna cada vez mais importante. Os drones se tornarão uma ferramenta fundamental nesse sentido, em particular em países de extensão continental como o Brasil”, disse Rafael Steinhauser, vice presidente sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda e presidente da Qualcomm América Latina. “Colaborar com a Embrapa, entidade de pesquisa com forte interesse na utilização de drones para a agricultura, é um grande privilégio para a Qualcomm, que por meio da sua iniciativa Wireless Reach visa melhorar a vida das pessoas com programas que utilizam as tecnologias sem fio”, complementou.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar