Esta movimentação traz o Skype para mais próximo das outras ferramentas populares de comunicação on-line, incluindo WhatsApp , Facebook Messenger e Google Allo, bem como a própria aplicação Signal.
Esses programas da Signal oferecem criptografia de excelência, são projetados para proteger as comunicações de serem lidas por qualquer pessoa, exceto o remetente e o receptor.
Isso significa que as próprias empresas de comunicação, bem como as autoridades responsáveis das autoridades judiciais são, na teoria, incapazes de ouvir as conversas dos usuários, sendo este sistema alvo de criticas por parte de algumas figuras da justiça mundial .
Conversas privadas
Esta colaboração da Microsoft com o Signal apresenta um recurso de conversações privadas no Skype, estando ainda só disponível para “testers”.
Enquanto alguns aplicativos, como o WhatsApp e o próprio Sinal, criptografam todas as comunicações por padrão, a implementação do Skype exige que os usuários lancem o recurso para conversas privadas, que podem incluir chamadas de áudio, mensagens de texto e arquivos, mas não chamadas de vídeo. O conteúdo das conversas privadas está escondido nas listas de chat e notificações dos usuários.
Atualmente as conversas privadas só podem ser usadas para comunicações individuais, não para grupos de chamadas ou bate-papos, e em um dispositivo por usuário. O usuário pode mudar a conversa para outro dispositivo, mas as mensagens enviadas e recebidas estão ligadas ao dispositivo usado em cada conversa.
A Microsoft revelou que está trabalhando para melhorar a experiência do usuário em torno do convite de bate-papo e trazer o recurso para a versão Universal Windows Platform (UWP) do Skype, o que permitiria a execução em plataformas de desktop e móveis.
Atualmente, a a versão pré-visualização, versão 8.13.76.8, suporta iOS, Android, Linux, MacOS e Windows Desktop.