Ícone do site BIT magazine

Veja os detalhes do carro que muda de cor apresentado na CES 2022

E a CES 2022, em Las Vegas, não cansa de nos surpreender. A novidade da vez fica por conta da BMW que prometeu em dezembro de 2021 tal tecnologia e finalmente a divulgou na maior feira de eletrônicos do planeta: um carro que muda de cor com apenas um toque no painel.

O BMW iX Flow possui entre tantas características a tecnologia E Inkm capaz de alterar em segundos a cor do veículo.

Carro que muda de cor Foto: Divulgação CES 2022

“No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX. “Estamos levando a personalização a níveis inéditos”, acrescentou.

A pintura do carro utiliza a tecnologia Eletronic Paper Display ou EPD sendo composta milhões de microcápsulas que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano, semelhante às utilizadas nas telas de e-books.

Veja mais: Garçons robôs são apresentados na CES 2022: veja fotos e vídeos do robô

“Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada”, explicou a fabricante.

Adaptando-se ao ambiente

Além de configurar de acordo com o próprio gosto, o BMW iX permite que seja configurado com base nas condições do tempo e clima.

Cor clara, com tonalidades de branca para dias quente, diminuindo o aquecimento do veículo e seu interior e cor escura, com tonalidades de cinza e preto para dias frios que ajuda o veículo a absorver o calor mantendo o carro aquecido.

“Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar-condicionado do veículo”, declarou a BMW.

“Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia”.

O comunicado à imprensa ainda informa que a tecnologia E Ink não precisa de energia para manter a cor escolhida já que a corrente elétrica flui somente durante a mudança rápida de cor.

Confira o vídeo de apresentação divulgado pela BMW

TV a bordo com resolução 8K

Se o exterior do carro já deixa todos querendo um carro igual sua parte interna é ainda mais potente transformando a parte traseira em uma “sala de cinema”, com som surround e conectividade 5G graças à “BMW Theatre Screen”, um programa personalizado de entretenimento em uma tela de 31 polegadas e resolução de até 8k.

O “My Mode Theatre” ajusta às diferentes funções do veículo como abaixar a tela de cinema, desligar as luzes internas e abaixar cortinas para proporcionar aos passageiros um ambiente imersivo.

Em parceria com a Amazon oferece através do Fire TV, dando aos clientes acesso a grande parte do mesmo conteúdo já existente, apreciado em casa, incluindo filmes e episódios de TV, música e podcasts, tudo enquanto estiver na estrada, tudo com um simples toque na tela ou usando touchpads integrados nas portas traseiras.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile