Volkswagen lança coleção de cards em NFT

Hugo Cruz

13 de abril de 2022

Volkswagen lança coleção de cards em NFT. No mundo das criptomoedas, um token é uma representação digital de um ativo (como moeda, propriedade ou arte) registrado em uma blockchain, uma tecnologia que nasceu com o Bitcoin no final de 2008.

publicidade
Volante de veículo Volkswagen (Imagem: Julian Hochgesang/Unsplash)

(Imagem: Julian Hochgesang/Unsplash)

Nesse caso, a Volkswagen lança a coleção em uma plataforma chamada “Digital Garage”, ou Garagem Digital, que permite ao consumidor coletar cartões de carros, peças e itens relacionados à indústria automotiva da montadora. Assim, um cliente vai comprar um cartão e salvá-lo em uma coleção dentro da plataforma como se fosse um adesivo em um álbum.

A plataforma está registrada em uma blockchain chamada Polygon. A fabricante alemã anunciou a novidade durante uma coletiva de imprensa virtual, nesta segunda-feira (11).

Um NFT é uma representação de um item exclusivo, que pode ser digital – como uma arte gráfica feita em computador, como esses cartões – ou físico, como uma pintura. Além de obras de arte, músicas, itens de jogos, momentos únicos nos esportes e memes podem ser vendidos como um dele.

publicidade

O tema está crescendo em popularidade e relevância: o valor de mercado do metaverso (o mundo digital em desenvolvimento) pode chegar a US$ 8 trilhões a US$ 13 trilhões até 2030, o número de usuários chegará a US$ 5 bilhões. Relatório do Citi.

Plataformas como o YouTube se posicionaram sobre esse tema. A CEO do site de compartilhamento de vídeos, Susan Wojcicki, disse em uma carta aberta recente que a plataforma está considerando oferecer NFTs como uma forma de “ajudar os criadores a aproveitar as tecnologias emergentes”.

Celebridades como Neymar e Justin Bieber também se renderam às NFTs e investiram milhões em produtos insubstituíveis.

Volkswagen lança coleção NFT: o que é a “Garagem Digital”?

A Garagem Digital da Volkswagen é uma plataforma que permite aos clientes acessar e adquirir o cartão de coleta de carros da empresa.

Na prática, os clientes poderão colecionar vários cartões como se estivessem montando seu próprio álbum de figurinhas digital. Estes cartões serão vendidos em grupos de três ou cinco cartões e, no momento da compra, o utilizador terá estes cartões associados à sua garagem.

Além disso, no futuro, a garagem digital de cada usuário poderá ser acessada por outros usuários, iniciando assim a interação entre os fãs da marca.

Como funciona a garagem digital da Volkswagen?

Para acessar a plataforma, os usuários precisam se inscrever em uma conta do Google ou do Facebook. Feito isso, a compra está pronta. Agora que a Volkswagen lançou a coleção, as cartas disponíveis serão limitadas e oferecidas aleatoriamente em pacotes de três a cinco unidades.

Os consumidores só descobrem o conteúdo quando abrem e examinam a embalagem.

Os cards são divididos em três categorias com base na raridade: “Heroic” é a versão mais comum, “Premium” é intermediária e “Legendary” é a mais rara. Os compradores podem escolher o nível de raridade que desejam.

O GT tem 23 cartas diferentes e tem carros da família GTs incluindo Gol, Golf, Virtus, Polo e mais; Caneta e Papel tem 45 cartas diferentes e tem a aparência de ser desenhado à mão com caneta e papel.

Quanto custam esses cartões?

Os preços começam em 50 reais e vão até 75 reais. A plataforma de compras já está em funcionamento. Por exemplo, o conjunto GT tem apenas 28 cartas lendárias disponíveis – 100 no total. 72 cópias foram vendidas apenas na segunda-feira.

Além disso, os consumidores podem pagar com Pix, cartões de crédito ou criptomoedas. Atualmente, os consumidores que realizam compras só podem economizar na plataforma. Estará disponível para venda em uma data posterior (mais abaixo).

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.