Wikipedia para de aceitar doações em criptomoedas por motivo justo

A Wikipedia parou de aceitar doações em criptomoedas. E o motivo é justo: a fundação citou o impacto que as moedas digitais, como Bitcoin e Ethereum, têm no meio ambiente. 

publicidade
(Imagem: Wikipédia / Lane Hartwell)

“A Wikimedia Foundation decidiu descontinuar a aceitação direta de criptomoedas como meio de doação… estamos tomando essa decisão com base no feedback recente das comunidades [de voluntários e doadores]”, disse a fundação em comunicado.

De acordo com um wikipedista que atende pelo nome de Molly While no Twitter, a decisão de parar de aceitar criptomoedas como doação foi feita com base em um pedido da comunidade, que saiu de uma discussão de três meses que terminou em abril.

publicidade

Nas discussões, as armadilhas e promessas das criptomoedas foram discutidas e a votação foi organizada, onde participaram 400 editores da Wikipedia, dos quais 232 eram usuários. Ao todo, 71,7% apoiaram a proposta contra doações de criptomoedas e 94 editores votaram contra doações de criptomoedas, outros (75 usuários) foram excluídos da votação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A proposta de parar com as doações de criptomoedas foi sinalizada em janeiro. Ela foi enviada por um editor da Wikipedia que atende pelo nome de Vermont.

“As criptomoedas são investimentos extremamente arriscados que só vêm ganhando popularidade entre os investidores de varejo, principalmente nos últimos tempos, e não acho que devemos endossar seu uso dessa maneira. Ao aceitá-las, acredito que estamos generalizando o uso de “investimentos” e tecnologia que são inerentemente predatórias”, diz a proposta.

publicidade

Os argumentos comuns em apoio à proposta de parar com as criptomoedas incluíam questões de “sustentabilidade ambiental, que aceitar criptomoedas constitui um endosso implícito das questões que envolvem criptomoedas e problemas da comunidade com o risco à reputação do movimento de aceitar criptomoedas”, escreveu Vermont.

Enquanto isso, a oposição argumentou sobre a existência de criptomoedas menos intensivas em energia (prova de participação), que as criptomoedas fornecem maneiras mais seguras de doar e se envolver em finanças para pessoas em países opressivos e que as moedas fiduciárias também têm problemas com a sustentabilidade ambiental.

Além da Wikipedia, outras empresas deixam de aceitar criptomoedas

De acordo com Vermont, aceitar criptomoedas significa arriscar prejudicar a reputação da comunidade ao participar disso. O wikipedista também deu um exemplo do Mozilla, um navegador popular que está reavaliando sua escolha de aceitar doações de criptomoedas após considerável reação de seus apoiadores.

No entanto, há alguns dias, a Mozilla continuou os pagamentos em criptomoeda. A empresa disse em um post no blog que só permitiria a criptomoeda Proof of Stake, em oposição à criptomoeda Proof of Work , como Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, etc.

publicidade

No último ano financeiro, a Wikipedia teve 347 doadores que usaram a opção de criptomoeda – e o Bitcoin foi o modo mais comum usado para pagamento via criptomoeda.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar