Xiaomi atinge a liderança no mercado smartphones da Índia , com 8,2 milhões de unidades exportadas no quarto trimestre de 2017. Apesar do crescimento anual de 17%, a Samsung não conseguiu manter sua liderança, vendendo exportando apenas 7,3 milhões de smartphones.
“A persistência de Xiaomi valeu a pena”, afirma Ishan Dutt, analista de pesquisa da Canalys. “Seus resultados são louváveis, já que entrou no mercado há apenas três anos. Vários fatores contribuíram para o crescimento de Xiaomi, mas a principal razão para seu sucesso atual reside na autonomia que concedeu à sua unidade indiana, permitindo que esta administra-se o negócio localmente. A localização na estratégia de canais, marketing e produtos tem sido evidentes nas operações indianas da Xiaomi “.
Juntos, Samsung e Xiaomi contam com mais de 50% do mercado de smartphones na Índia, com o líder do mercado Xiaomi com 27% e logo a seguir a Samsung com 25%.
O sucesso da Xiaomi na Índia terá implicações de longo alcance enquadradas na sua estratégia mundial, dando um grande impulso às suas ambições pelo mundo. Negócios consideráveis nos dois maiores mercados de smartphones do mundo gerarão confiança em seus parceiros, bem como em futuros investidores. Mas o crescimento em 2018 será mais penoso. Como a forte participação no mercado a Xiaomi atinge o ponto de saturação na Índia, e na China o mercado continua a diminuir, a fabricante chinesa vai enfrentar um crescimento mais lento em sua própria casa à medida que começar a expandir em outros países.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui