Ícone do site BIT magazine

Conheça algumas tecnologias que serão implementadas na Copa do Mundo no Catar

Desde 2018, a FIFA instituiu o árbitro auxiliar de vídeo (conhecido como VAR) como uma tecnologia obrigatória nos jogos da Copa do Mundo. Neste novo torneio sediado este ano no Catar, outras tecnologias serão implementadas durante os jogos, confira.

Copa do Mundo do Catar traz novidades tecnológicas (Imagem: Divulgação/Pixabay/Pexels)

Copa do Mundo do Catar terá novidades na tecnologia

A começar pela tecnologia implementada nos próprios estádios, agora, os locais de jogos são completamente refrigerados. Isso porque o Catar fica no meio de um deserto e refrigerar os espaços é uma necessidade.

Pela primeira vez, também, o campeonato apresentará um estádio “desmontável”, que será desmanchado após o torneio, além disso, há também a apresentação de um aparelho capaz de converter conteúdo digital em braile. Outras tecnologias serão implementadas dentro de campo (já falaremos sobre elas).

Tudo isso faz parte do projeto “Visão 2022-2023” promovido pela FIFA e pensado por Gianni Infantino, presidente da confederação desde 2016. O objetivo do plano é aderir às tecnologias para melhorar a qualidade da experiência do futebol dentro e fora de campo.

O VAR, por exemplo, não foi muito bem quisto no começo, mas já faz parte de forma geral dos campeonatos agregados pela FIFA. Mesmo esportes como vôlei já usam bastante o recurso de vídeo, o futebol foi o mais relutante.

Tecnologias dentro de campo

O VAR costuma ser alvo de críticas também porque a apresentação das imagens do árbitro de vídeo costuma demorar um pouco. Algumas das vezes porque é difícil traçar a linha de impedimento.

De agora em diante, segundo a FIFA, este problema será solucionado com o impedimento semiautomático, implementação que levará cerca de 25 segundos em média para decidir se o jogador estava impedido ou não.

Cada estádio do Catar que está sediando a Copa do Mundo terá 12 câmeras instaladas no teto e poderão capturar 29 partes do corpo do jogador em 50 vezes por segundo.

Fora as câmeras poderosas, a própria bola do torneio tem um sensor que poderá emitir a posição do jogador 500 vezes por segundo, o que vai permitir mais precisão.

Com estes dados combinados, um alerta é emitido ao operador do VAR assim que um jogador recebe o passe de bola. Se achar que vale a comunicação, o lance é visto manualmente e, após avaliação, o juiz de campo é chamado ou não.

Outra novidade é o FIFA Player App, que irá medir o desempenho de cada jogador. Entretanto, o aplicativo é restrito a poucas pessoas.

Os jogadores poderão ver imagens, lances e vídeos de como foi seu desempenho. E o principal: serão apresentadas métricas como distância percorrida, velocidade, análise de ações e aproveitamento.

Já está preparado para a Copa do Mundo do Catar?

Com informação: UOL.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile