Ícone do site BIT magazine

Criptomoedas são seguras? Investidores se posicionam após queda brutal do Bitcoin

mineração bitcoin

Imagem: Pixabay

Os investidores estão confusos e, alguns, com medo das quedas drásticas na valorização de criptomoedas, igual aos constatados nas últimas semanas. Afinal, criptomoedas são seguras? O que afirmam especialistas após a queda brutal do Bitcoin que fez os maiores investidores perderem grandes parcelas de suas fortunas?

(Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash)

Criptomoedas são seguras, mas o ser humano é imprevisível

O mercado de criptoativos não tem um controle centralizado. Por isso, novas iniciativas e moedas são criadas a todo momento e sua oscilação acidental ou ação equivocada pode desestabilizar todo o mercado e os envolvidos.

Neste caso, foi a forte queda para 20% do valor de dólar em “Terra e Luna”, uma criptomoeda algorítmica de blockchain stablecoin (ferramentas de lastro ligadas a valores físicos para “tentar” controlar a volatilidade no mercado). 

A situação acabou enviando ondas de choque por todo o mercado de criptomoedas, detonando os valores da mais antiga e “sólida” Bitcoin.

Segundo o Coinmarketcap, todo o mercado de criptomoedas agora tem uma capitalização de mercado de US$ 1,2 trilhão, menos da metade dos US$ 2,9 trilhões que valia em novembro de 2021.

Desenvolvedores e entusiastas de criptomoedas estão preocupados com a queda da Terra Luna e o quanto ela custou em grandes fortunas aos investidores.

Especialistas afirmam que criadores foram irresponsáveis

Uma das maiores acusações está na “lógica” do argumento do Terra e Luna sobre como controlar a oferta e a demanda, mas sem ter responsabilidade ou tentar compreender o mínimo necessário sobre comportamento humano.

Diversos especialistas os acusam de terem criado praticamente um esquema de pirâmide com o criptomoedas. As garantias de lastro para estabilidade só se manteriam com novos “ingressantes” no ambiente. Esquemas de pirâmide funcionam apenas na confiança, mas uma hora todos rompem e quem não saiu antes, segura o prejuízo.

O problema é que ações como essa podem destruir a credibilidade de um sistema livre como as criptomoedas. Esse tipo de situação indica que o mercado precisa criar uma forma de autorregulação.

Para todos os criadores, o meio-ambiente das negociações é mais importante do que o próprio lucro. O CEO da Binance, Changpeng Zhao, tentou oferecer ajuda para os criadores de Terra e Luna — mas estes não o responderam, o que levou a uma série de desabafos na conta pessoa de Zhao no Twitter.

“Estou muito decepcionado em como esse incidente UST/LUNA foi tratado (ou não tratado) pela equipe da Terra. Pedimos à equipe para restaurar a rede, queimar a LUNA extra cunhada, e recuperar o pino UST. Até agora, não tivemos nenhuma resposta positiva ou alguma resposta. Isso contrasta fortemente com o hack da Axie Infinity, onde a equipe assumiu a responsabilidade, tinha um plano e estava se comunicando conosco proativamente. E nós ajudamos.”

As criptomoedas são seguras. O que nunca foi seguro é o ser humano, um ego inflado ou ato malicioso possui poderes destrutivos maiores que bombas nucleares.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile