Ícone do site BIT magazine

Diferenças entre o telescópio Hubble e James Webb

No dia 25 de dezembro foi lançado do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) que levou quase 30 anos para ficar pronto e custou US$10 bilhões, sendo criado para ampliar as pesquisas astronômicas lideradas até então pelo telescópio Hubble, o mais famoso da agência espacial dos EUA (NASA).

James Webb: Lançamento NASA

“Ele vai nos ajudar a desvendar alguns dos mistérios de nosso Universo”, afirmou Greg Robinson, diretor do programa James Webb da Nasa, em recente entrevista. “Será necessário reescrever os livros de física”, completou.

Será necessário ainda cerca de 6 meses para que ele chegue ao seu destino no espaço, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, seu voo durou pouco mais de meia-hora, com um sinal confirmado de resultado bem-sucedido obtido por uma antena terrestre em Malindi, no Quênia.

Divulgação: NASA

Funcionamento James Weeb

O telescópio foi criado para conseguir visualizar o passado, usando luz infravermelha que não pode ser percebida pelo olho humano, para estudar como surgiram as primeiras estrelas e galáxias, o nascimento de sistemas planetários e até mesmo as origens da vida.

O equipamento contará com um grande espelho composto por 18 partes hexagonais feitas de berílio, um elemento químico metálico resistente usado para endurecer ligas, e painéis folheados a ouro sendo 2,5 vezes maior em diâmetro do que o do Hubble.

Leia mais: Telescópio James Webb chega ao espaço como missão mais cara da NASA

O coração do telescópio é a estrutura chamada Módulo de Instrumento Científico Integrado (ISIM) pois abriga quatro importantes instrumentos científicos: Câmera de Infravermelho próximo (NIRCam), Espectrógrafo de infravermelho próximo (NIRSpec). Câmera e espectrógrafo de infravermelho médio (MIRI) e Sensor e gerador de infravermelho (FGS/NIRISS).

Implementações no espaço

James Webb X Hubble

James Webb é o sucessor e não o substituto do Hubble, trabalharão juntos, seu espelho de luz tem uma área seis vezes maior que o antecessor.

Telescópio Hubble

James Webb

Nasa, Nasa/GSFC, ESA, Northrop Grumman.

Fique por dentro de todas as últimas notícias de tecnologia AQUI! 💡  

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile