Ícone do site BIT magazine

Emigração do Twitter? Elon Musk mal chegou e já estão debandando; veja para onde usuários estão indo

As pessoas estão fugindo do Twitter? Pode ser que a chegada de Elon Musk tenha assustado alguns, mas já existem usuários buscando outras redes. Já se perguntou para onde iria se a rede social deixasse de ser tão interessante como é hoje?

Pessoas já estão migrando do Twitter – Imagem: Reprodução/Freepik

Elon Musk pode esvaziar o Twitter?

Depois de um longo drama, Elon Musk finalmente comprou o Twitter, mas ele pode representar uma ameaça para alguns usuários hoje. O que é um pouco contraditório, considerando que uma das intenções do bilionário era defender a “liberdade de expressão”.

Por outro lado, para grupos de minorias, isso pode representar espaço para ofensas e perseguições. Um caso destacado pelo Wired, é de Cassie LaBelle, escritora que integra uma comunidade transgênero no Twitter. Cassie optou por levar parte desse grupo que ela cultivou durante anos para uma comunidade no Discord.

De todo modo, a escritora deixou claro que era por temer trolls em ataques de “ódio e assédio”. Assim, a sua comunidade na outra rede não seria uma fuga, mas uma opção caso seja necessário. A escolha é tanto por proteção, quanto prevenção, caso “a era Elon” do Twitter torne a rede social insociável.

Nasce uma ameaça: O Mastodon

O Discord, embora seja uma opção popular, não consegue proporcionar a mesma atmosfera que o Twitter. Por outro lado, nos últimos dias uma rede social vem crescendo gradualmente na sombra do “passarinho azul”. O Mastodon é uma rede que trabalha com a criação de um espaço como microblog.

Segundo o TechCrunch, um dia após a aquisição do Twitter por Elon Musk, o aplicativo da rede ganhou 70.000 downloads. Em abril deste ano, quando o bilionário fez o primeiro anúncio sobre a compra, o app já havia crescido um pouco. Alguns dos usuários alegam que não querem dar as suas informações para o homem mais rico do mundo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

O Mastodon é basicamente uma plataforma descentralizada, no entanto, compartilha seu código-fonte para outros usuários. Com este código, as pessoas podem “criar suas próprias redes sociais“.

Estas redes têm um endereço único, e o criador da rede escolhe as suas regras. O único ponto imutável é o limite de publicação de textos com 500 caracteres. Segundo a própria rede, o Mastodon não influencia em nenhuma criação dos usuários. Além disso, eles também não podem vender a empresa, parar por intervenção do governo, ou falir. 

Assim, o movimento de saída do Twitter pode estar em fase inicial, mas já é possível tomar nota dessas mudanças, que podem ter relação direta com a aquisição de Musk. Enquanto as coisas não mudam radicalmente, muitos aproveitam a rede com o melhor que ela tem a proporcionar, principalmente com as novas atualizações.

Com informações: Wired, TechCrunch

Sair da versão mobile