Ícone do site BIT magazine

Já achou as taxas de transferências lentas? USB de última geração promete mudar seu conceito

Um novo conector de última geração promete ser uma das transferências mais rápidas dos últimos tempos. Vamos falar sobre o USB 4 versão 2.

Cabo USB. (ImagemKarolina Grabowska/Pexels)

Nova arquitetura e design de produto

De acordo com um comunicado do USB Promoter Group, o USB 4 versão 2 será capaz de velocidades de até 80 Gbps, o dobro do que o original.

Na realidade, a especificação técnica do “Implementers Forum”, responsável pelo próprio padrão, ainda não foi divulgada, mas os detalhes lançados já são impressionantes.

Os cabos USB 4 versão 2 usarão o conector USB-C, o que é esperado, mas a verdadeira novidade consta que:

“Até 80 Gbps operação, baseada em uma nova arquitetura de camada física, usando cabos passivos tipo-C de 40 Gbps existentes e cabos ativos tipo-C de 80 Gbps recém-definidos”.

Ou seja, a velocidade que o novo cabo irá promover é ainda mais rápida. Um dos porta-vozes do Fórum, Joe Balich, confirmou a The Verge que um cabo de geração anterior faz a metade da velocidade do que o atualizado.

Balich não explicou como isso era tecnicamente possível, mas disse que:

“Esse benefício se tornou um requisito quando a nova especificação foi desenvolvida e as especificações de como a sinalização de 80 Gbps é realizada serão divulgadas assim que a especificação final for lançada”.

Ainda segundo a Promoters Group (que faz parte de conglomerados como a Intel, Apple e Microsoft), as especificações do USB-C e da entrega de energia serão atualizadas para “permitir esse nível mais alto de desempenho de dados”.

USB-C também terá novidade

Claro que a atualização incluirá o tipo-C (que já está sendo obrigatório em toda a Europa como padrão).

Outra novidade é que a nova especificação também incluirá atualizações que fornecem melhores velocidades quando você estiver usando a versão 3.2 (versão mais antiga).

Porém, não podemos nos animar (ainda). Por hora, a novidade foi enviada “especificamente direcionada aos desenvolvedores agora”.

Por enquanto, a finalidade é apenas preparar este segmento e outras ações de marketing, mas espera-se que logo menos a novidade seja lançada oficialmente.

A comunidade de tecnologia está animada com a possibilidade de transferir dados mais pesados em poucos segundos e de forma segura.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile