Ícone do site BIT magazine

Mudança no Instagram poderá dificultar o acesso ao app com nova tecnologia utilizada

O Instagram pretende realizar algumas mudanças efetivas quanto à faixa etária dos usuários. Por isso, a plataforma iniciou alguns testes em território norte-americano para inibir a participação de menores de idade. 

Instagram poderá barrar usuários menores de idade com uso de nova tecnologia. (Imagem: Erik Lucatero/Unsplash)

Na prática, o Instagram começou a testar uma ferramenta que requer o envio de uma selfie em vídeo no intuito de verificar a idade do usuário.

Para tal, o sistema recorre à inteligência artificial capaz de identificar se uma pessoa com menos de 18 anos está tentando se passar por alguém mais velho.

Hoje, a idade mínima para se cadastrar na plataforma, tanto nos Estados Unidos da América (EUA) quanto no Brasil, é 13 anos.

Justamente quando alguém ainda mais novo tenta acessar a plataforma que a inteligência artificial é acionada. 

Em situações como essa, é solicitada uma gravação que permite o sistema analisar e verificar se o jovem é um pré-adolescente se passando por adulto.

Embora a situação mencionada seja o foco do Instagram de agora em diante, o cenário contrário também será analisado. 

É quando um adulto tenta se passar por um jovem por alguma razão. Segundo o The Sun, eles também serão submetidos à selfie em vídeo

“Entender a idade de alguém online é um desafio complexo em todo o setor. Queremos trabalhar com outros em nosso setor e com governos para definir padrões claros para verificação de idade online”, explicou a plataforma. 

O Instagram ainda destacou que, diversas pessoas nem sempre têm acesso a formulários de identificação que verificam a idade de forma precisa.

Portanto, o aplicativo pretende explorar novas estratégias de abordagem na falta de um documento de identidade que possa ser anexado digitalmente.

Relevância das ferramentas do Instagram

Para o Instagram é essencial saber com exatidão a idade do usuário, considerando que a experiência na plataforma é liberada com base em faixas etárias.

Isso quer dizer que adolescentes não têm o mesmo acesso que adultos, como conteúdos sensuais ou com cenas de violência e linguagem explícita. 

O empenho da empresa nesta seleção começou após os diretores tomarem a consciência de como a rede social era responsável por piorar a saúde mental dos jovens norte-americanos.

O caso ainda chegou a ser debatido no Congresso gerando uma série de reuniões nas quais os executivos do Meta foram questionados sobre quais providências seriam tomadas a respeito.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile