Mudança no Instagram poderá dificultar o acesso ao app com nova tecnologia utilizada

O Instagram pretende realizar algumas mudanças efetivas quanto à faixa etária dos usuários. Por isso, a plataforma iniciou alguns testes em território norte-americano para inibir a participação de menores de idade. 

publicidade
Instagram poderá barrar usuários menores de idade com uso de nova tecnologia
Instagram poderá barrar usuários menores de idade com uso de nova tecnologia. (Imagem: Erik Lucatero/Unsplash)

Na prática, o Instagram começou a testar uma ferramenta que requer o envio de uma selfie em vídeo no intuito de verificar a idade do usuário.

Para tal, o sistema recorre à inteligência artificial capaz de identificar se uma pessoa com menos de 18 anos está tentando se passar por alguém mais velho.

publicidade

Hoje, a idade mínima para se cadastrar na plataforma, tanto nos Estados Unidos da América (EUA) quanto no Brasil, é 13 anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justamente quando alguém ainda mais novo tenta acessar a plataforma que a inteligência artificial é acionada. 

Em situações como essa, é solicitada uma gravação que permite o sistema analisar e verificar se o jovem é um pré-adolescente se passando por adulto.

publicidade

Embora a situação mencionada seja o foco do Instagram de agora em diante, o cenário contrário também será analisado. 

É quando um adulto tenta se passar por um jovem por alguma razão. Segundo o The Sun, eles também serão submetidos à selfie em vídeo

“Entender a idade de alguém online é um desafio complexo em todo o setor. Queremos trabalhar com outros em nosso setor e com governos para definir padrões claros para verificação de idade online”, explicou a plataforma. 

O Instagram ainda destacou que, diversas pessoas nem sempre têm acesso a formulários de identificação que verificam a idade de forma precisa.

publicidade

Portanto, o aplicativo pretende explorar novas estratégias de abordagem na falta de um documento de identidade que possa ser anexado digitalmente.

Relevância das ferramentas do Instagram

Para o Instagram é essencial saber com exatidão a idade do usuário, considerando que a experiência na plataforma é liberada com base em faixas etárias.

Isso quer dizer que adolescentes não têm o mesmo acesso que adultos, como conteúdos sensuais ou com cenas de violência e linguagem explícita. 

O empenho da empresa nesta seleção começou após os diretores tomarem a consciência de como a rede social era responsável por piorar a saúde mental dos jovens norte-americanos.

O caso ainda chegou a ser debatido no Congresso gerando uma série de reuniões nas quais os executivos do Meta foram questionados sobre quais providências seriam tomadas a respeito.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar