Oops! Microsoft pode ter deixado vazar imagens do futuro Windows 12 sem querer; confira

Hugo Cruz

14 de outubro de 2022

Rumores indicam que nova versão do Windows pode chegar em algum momento e uma imagem apresentada pela Microsoft durante o Ignite, seu evento voltado para desenvolvedores, pode ter confirmado esses rumores. As imagens do Windows 12, como achamos que o sistema operacional (OS) vai se chamar podem nos dar uma ideia melhor do que a empresa tem planejado.

publicidade
Oops! Microsoft pode ter deixado vazar imagens do Windows 12 sem querer

Oops! Microsoft pode ter deixado vazar imagens do Windows 12 sem querer – Imagem: Sunrise King on Unsplash

Imagens do Windows 12 vazam durante o Ignite! Será?

As apresentações do Ignite deste ano se concentraram mais ao redor do Microsoft 365 e seus produtos. Mas parece que a Microsoft estava tão focada no serviço que acabou não prestando atenção nas capturas de tela que fez.

Durante as apresentações, foi possível notar algo peculiar. Os aplicativos foram mostrados em modo janela, permitindo que fosse possível ver a área de trabalho do computador onde eles estavam sendo usados. Mas para a surpresa geral, essa área de trabalho era completamente diferente de tudo que já vimos até agora no Windows.

Possível protótipo do Windows 12 – Imagem: Reprodução /  Windows Central

Os detalhes mais marcantes da área de trabalho eram como os componentes estavam organizados. De início, a barra de tarefas estava na parte de cima, era completamente transparente e vinha com os widgets na parte esquerda (marcados pela presença do widget de tempo), e com os ícones de Wi-Fi, bateria, e data e hora na parte da direita.

publicidade

No meio da barra de tarefas ainda era possível ver a caixa de pesquisas, que se estendia para uma área onde o ícone do Microsoft Word estava. Tudo era seguido por um texto: “Next Valley Prototype Design”, indicando que aquele era um protótipo para o Next Valley, aparentemente como o Windows 12 é chamado internamente.

Na parte de baixo tudo que sobrou foi uma barra flutuante com os launchers dos aplicativos e o “Menu Iniciar”.

Novo design é mais Apple-like

Segundo Zac Bowden, da Windows Central, um site especializado em notícias sobre a Microsoft e seus produtos, aquela é uma imagem que estava sendo usada internamente pela empresa há alguns meses, mas não foi a única.

Ele relata que vários protótipos do Next Valley foram criados, com os elementos da interface gráfica em diferentes posições. Além disso, ele disse que a imagem mostrada durante o evento estava com uma péssima qualidade, então ele teve que refazê-la.

Mas uma coisa é certa, esse novo modelo com a barra de tarefas na parte de cima e um launcher (inicializador) de aplicativos na parte de baixo, parece muito com o modelo de desktop usado pela Apple e por vários sistemas Linux.

No fim, isso só reforça o criticismo que o próprio Windows 11 sofreu, quando foi comparado a uma versão menos polida de Mac.

Momento inapropriado para dividir esforços

A notícia de que a Microsoft está trabalhando em um novo sistema operacional é uma surpresa, e não é das melhores. É provável que esse não seja o melhor momento para dividir o foco, principalmente quando o recém-lançado Windows 11 está com números tão baixos.

Relatórios recentes indicam que o sistema, mesmo depois de um ano de lançamento, está presente em poucos computadores — tanto de consumidores finais quanto de empresas — ficando longe de alcançar os números do seu antecessor, o Windows 10.

A Microsoft ainda não confirmou, nem negou, os rumores acerca do Windows 12, mas a expectativa é de que ele seja lançado ainda em 2024. A projeção se deve a alteração de ciclo de desenvolvimento para o que era antes, uma nova versão do sistema operacional a cada três anos.

Fonte: Windows Central

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.