Cientista teme invasão alienígena na Terra após envio de mensagem

Especialistas alertam quanto ao risco de uma invasão alienígena na Terra provocada pela transmissão de uma mensagem capaz de revelar a localização do planeta. A preocupação surgiu em meio à criação do Radiotelescópio de Arecibo da NASA, em 1974, considerada a melhor tecnologia disponível para os cientistas espaciais. 

publicidade
Cientista teme invasão alienígena na Terra
Cientista teme invasão alienígena na Terra. (Imagem: Pixabay)

Trata-se da nova nota espacial, denominada de Beacon in the Galaxy, a mais recente tentativa de fazer contato com seres extraterrestres. A ferramenta contém a posição do Sistema Solar do qual a Terra faz parte, a Via Láctea, em comparação aos aglomerados de estrelas próximos e mais conhecidos. Assim, qualquer ouvinte terá a capacidade de ‘caçar’ a Terra caso tenha o conhecimento necessário para tal. 

Outros detalhes a respeito da superfície da Terra, como desenhos feitos por humanos, conceitos e técnicas básicas também serão incluídos no sistema. Entretanto, um pesquisador da Universidade de Oxford, Anders Sandberg, acredita que são investidas arriscadas. O pesquisador disse em entrevista ao Telegraph sobre o alto impacto sobre esta medida que deve ser levada a sério. 

publicidade

Por outro lado, ele reconhece que as chances de a mensagem realmente ser captada pelos extraterrestres são mínimas. Porém, se isso acontecer, a transmissão se assemelhará a uma espécie de cartão postal convidando para uma invasão alienígena.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lembrando que já existem alguns meios de comunicação no espaço destinados exclusivamente a alienígenas, fator que pode resultar em um problema.

É importante ter em mente que, se existirem, os alienígenas já podem ter recebido uma chuva de mensagens enviadas sem nenhum propósito específico. O ‘q’ da questão é o humor agregado a toda essa situação, pois muitas pessoas se recusam a entender a relevância de qualquer tratativa extraterrestre.

publicidade

Destacando que Dr. Sandberg não é o primeiro estudioso a se preocupar com uma possível invasão alienígena. O mesmo temor passava pela cabeça do falecido professor Stephen Hawking que, enquanto vivo, fez uma série de alertas sobre a possibilidade dessas mensagens representarem um perigo ao planeta Terra. 

Planetas de onde alienígenas poderiam espionar a Terra

Há alguns meses, astrônomos se reuniram na elaboração de uma lista restrita composta por sistemas estelares próximos, onde possa existir qualquer observador curioso em planetas em órbita posicionados estrategicamente para detectar vida na Terra. 

Desta forma, foi possível identificar 1.715 sistemas estelares pela vizinhança cósmica, dos quais os alienígenas poderiam ter “descoberto” a Terra nesses quase últimos cinco mil anos, apenas observando-a transitar ao redor do Sol.

Entre os planetas considerados na posição adequada, estão 46 sistemas próximos o bastante para interceptar um sinal claro da existência humana. 

publicidade

Neste conglomerado, 29 planetas foram considerados potencialmente habitáveis e bem posicionados para testemunhar a evolução da Terra e escutar seus sinais. Vale mencionar que, os astrônomos também conseguiram identificar outras 319 estrelas em posição de vantagem para observar o planeta pelos próximos anos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar